O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou na tarde desta terça-feira, 18, os dados referentes à campanha de declaração de informações pecuárias, ocorrida no período de 1º de maio a 10 de junho, onde registrou um índice de declaração em 95,3% das propriedades que criam bovídeos (bovinos e búfalos). O Tocantins conta atualmente com 58.026 propriedades cadastradas na Adapec.

Os dados mostram que houve um aumento de 1,76% no número de bovídeos no Estado, atingindo um rebanho de 11,5 milhões desses animais, perfazendo 200 mil animais a mais que o registrado em 2023, consolidando um crescimento consecutivo do rebanho nos últimos seis anos.

Araguaçu continua sendo o município com o maior rebanho, chegando a 495.718 bovinos, seguido por Formoso do Araguaia com 330.726 bovinos e em terceiro lugar, Araguaína com 292.446 bovinos. Já entre os municípios com o maior número de propriedades, o destaque é Araguatins, na região norte do Estado, com um total de 1.452 propriedades. Em segundo vem o município de Paranã com 1.384 propriedades.

Para o presidente da Adapec, Paulo Lima, o resultado da campanha foi positivo e demonstra o compromisso do Governo do Estado com a defesa agropecuária, e reforça a responsabilidade que os produtores rurais têm com o controle de doenças nos rebanhos. “Isso nos capacita a buscarmos o reconhecimento internacional de livre da febre aftosa sem vacinação e a abertura de novos mercados para a comercialização dos nossos produtos,” destacou Paulo Lima.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires explicou que a Adapec buscará elevar o percentual de declaração a 100% antes da próxima etapa de declaração de informações pecuárias, em novembro. Para isso, os proprietários que não fizeram a declaração serão notificados, terão as fichas de movimentação de rebanho bloqueadas e pagarão multas, conforme previsto na legislação. 

Deixe seu comentário:

Estado

Julho também é mês de alta demanda para a Região Turística Encantos do Jalapão. Nos últimos anos, a região se tornou um dos...

A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por intermédio da 63ª Delegacia de Polícia de Paraíso, concluiu nesta quinta-feira, 18, a inv...

O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, representando o governador Wanderlei Barbosa, recebeu na tarde desta quinta-feira, 18, no Palácio Araguaia Gov...