Instigante o decreto do governo do Estado autorizando o curso de medicina da Unirg em Paraíso. O decreto estipula o número de 60 vagas semestrais, periodicidade semestral e funcionamento integral.Já tá valendo para este semestre.

E qual o busílis: a Secretaria de Educação  não informa na divulgação do novo curso o que o decreto (publicado ontem) explicita: o prazo da autorização de três anos. O que sugere um funcionamento precário.

O decreto do governo autoriza o funcionamento do curso de medicina em Paraíso por três anos. Este o artigo 1° do Decreto 6228/2021:

D E C R E T A:

Art. 1o - É autorizado, pelo período de três anos, o funcionamento do curso de Graduação em Medicina, ofertado pela Universidade de Gurupi - UNIRG, no Campus Universitário de Paraíso do Tocantins, em Paraíso do Tocantins, mantida pela Fundação Unirg - Gurupi, com o número de 60 vagas semestrais, turno de funcionamento integral e periodicidade semestral.

Como o curso de medicina da Unirg tem duração de 12 semestre (seis anos), o decreto do governo expõe fragilidades que podem ser explicadas em função da falta de autorização do MEC.

O estudante/aluno entrará no curso (que é pago em prestações mensais) na dependência de renovação ou não da autorização por parte do governo. Literalmente uma aposta de risco ainda que se considere a boa fé do governo ou da fundação Unirg.

Ou seja: uma decisão mais política do que técnica. Mais não bastasse, não necessitaria de mais para comprová-la a própria autorização  não só provisória, mas com prazo de validade determinado antecipadamente.

Deve ter lá suas explicações, claro!!! Mas que não refutam a precariedade do curso nos termos em que se divulga o seu funcionamento.

Deixe seu comentário:

Destaque

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) deflagrou, nesta quarta-feira, 13, a ope...

O projeto de construção da infraestrutura turística na praia do Lago do Manoel Alves, localizado em uma região entre os municípios de Dia...

O senador Irajá Abreu (PSD) dá indícios de querer escalar sua campanha eleitoral com quatro anos de antecedência. Se até agora fazia uso de sua...