Há governistas querendo reinar mais que Wanderlei Barbosa. Uns são chegantes, não respiraram nem comeram a poeira dos primeiros dias de Palmas. Outros, por puxassaquismo mesmo.
Discordaram da avaliação de racha entre Wanderlei e o irmão Marilon Barbosa. Ora, famílias tem conflitos. Uma família de político mais ainda.
Ainda mais com Wanderlei que era considerado, por assim dizer, aquele que dava mais problemas por seu jeito menos ortodoxo de ser. Há casos icônicos em Taquaruçu.
Mas voltemos à política. No início de Palmas, Wanderlei lançou o sogro, Antônio Leite, candidato a vereador. Contra o próprio filho, Afonso Ramalho. Afonso foi eleito com o apoio de...Fenelon Barbosa, pai de Wanderlei.
Marilon Barbosa (atual presidente da Câmara) levou bola nas costas de Wanderlei em 2016. Marilon já era vereador e Wanderlei lançou Leo Barbosa, dividindo os votos.
Em 2021, Marilon tinha direito à reeleição na presidência da Câmara. Wanderlei, então vice, colocou Janad na disputa.
Marilon agora dá o troco: faz acordo com Eduardo Siqueira (que é adversário histórico de Wanderlei) e pode ocupar a vice do siqueirista em 2028. Eleito, pode assumir a prefeitura em 2032 na renúncia de Eduardo para disputar outro mandato.
Mais: Eduardo tem o apoio declarado de Dorinha Seabra na reeleição. Uma eleição em que Wanderlei e Leo Barbosa já estão nas ruas por ela.
Só? Não!! Dorinha tem como vice Atos Gomes que é genro de Marilon Barbosa. Numa eventual eleição, Atos tenderá a apoiar, portanto, Eduardo e Marilon.
Mas muita gente fica no lero: o de que Marilon teve o apoio de Wanderlei para eleger-se presidente do Legislativo metropolitano.


