Sexta-feira, 23 de Out de 2026

Governador Wanderlei Barbosa lança programa pioneiro no país voltado para o bem-estar dos profissionais da educação

14/10/2024 499 visualizações

O Governo do Tocantins deu um passo significativo em prol da valorização e da qualidade de vida dos profissionais da rede estadual de ensino com o lançamento da Política de Bem-Estar do Profissional (ProBem), na manhã desta segunda-feira, 14. O evento teve como propósito celebrar o Dia do Professor, mas também abrir novas perspectivas para o cuidado com a saúde integral dos servidores da educação. A cerimônia, que ocorreu no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, foi marcada pela assinatura do decreto pelo governador Wanderlei Barbosa, instituindo oficialmente a nova política.

Em seu discurso, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do ProBem como uma ferramenta de reconhecimento e suporte. “Estamos dando mais um passo na direção de um futuro em que os nossos profissionais da educação terão não apenas reconhecimento, mas também um ambiente de trabalho que valorize sua saúde física, mental e emocional. Desde o início da nossa gestão, determinei à Seduc [Secretaria de Estado da Educação] seu total empenho na promoção dos diretores, dos professores e na entrega de um ambiente ainda mais acolhedor nas escolas, trazendo assim qualidade de vida para cada um dos nossos profissionais da educação. O ProBem é uma ferramenta que vem para somar", enfatizou o governador.

ProBem

A nova política está estruturada dentro do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) em três eixos principais: atenção ao bem-estar profissional, que envolve a percepção de emoções e a satisfação no ambiente de trabalho; valorização dos profissionais da educação, voltada para o reconhecimento institucional, por meio da implementação de práticas que favoreçam vivências de bem-estar, saúde integral e desenvolvimento pessoal, profissional e relacional; e a qualidade de vida no trabalho, que compreende um conjunto de práticas que integram as condições de trabalho com as necessidades biopsicossociais e culturais dos servidores.

Presente no evento, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, pontuou a relevância de ações como essa no dia a dia dos profissionais, ao mencionar que é uma política pública inovadora e pioneira no país. “Fizemos um levantamento de informações em toda a nossa rede de ensino para a elaboração de estratégias. Hoje [segunda-feira,14] podemos lançar de forma segura essa política pública inovadora e pioneira em todo o país, espaço para o que professor com dificuldade emocional seja acolhido, que seu colega de trabalho também perceba e acione os nossos canais de comunicação. Será um trabalho colaborativo da Junta Médica do Estado para todos os servidores da educação", reforçou o secretário.

O pedagogo da Diretoria de Educação Integral e Jornada Ampliada da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Leandro de Souza Vieira, agradeceu a iniciativa do Governo do Tocantins. “É um programa para cuidar do professor e do servidor da educação. São profissionais que precisam estar bem cuidados para proporcionar um ambiente mais acolhedor aos nossos estudantes”, salientou. 

O mesmo sentimento foi compartilhado pelo professor de inglês da rede estadual de ensino, Marcelo Linhares de Brito. “O Estado está cuidando de quem educa, de modo que ele consiga fazer um trabalho bem feito, com tranquilidade, com prazer. Isso faz bem, melhora até a sua autoestima”, expressou.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Mais em Estado