Domingo, 9 de Ago de 2026

Gaguim participa da tradicional Cavalhadas de Taguatinga e destaca a força da cultura do Tocantins

09/08/2026 25 visualizações

A tradição, a fé e a cultura popular reuniram moradores e visitantes em Taguatinga neste sábado, 9, durante mais uma edição das Cavalhadas, uma das manifestações culturais e religiosas mais tradicionais do Tocantins. Ao lado da esposa, Rose Amorim, o candidato ao senado Carlos Gaguim acompanhou as apresentações e destacou a importância de preservar uma celebração que atravessa gerações.

“Uma das festas mais bonitas do Tocantins, as Cavalhadas de Taguatinga. Há quase trinta anos participando de todos os eventos do Tocantins, e aqui também não seria diferente, em Taguatinga. Parabéns, prefeito Paulo Roberto, e parabéns a todos os envolvidos”, afirmou Gaguim.

As Cavalhadas de Taguatinga são realizadas anualmente no mês de agosto, durante os festejos de Nossa Senhora D’Abadia. A celebração reúne fé, cultura e história em uma encenação a céu aberto que representa a batalha medieval entre cristãos e mouros, com 24 cavaleiros divididos em dois grupos.

“É uma tradição secular que reúne fé, cultura e história. Uma das festas mais lindas do Tocantins. Todo ano faço questão de acompanhar as apresentações dos cristãos e mouros. É uma demonstração da força da nossa cultura e da capacidade das comunidades de preservar suas tradições”, destacou.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Mais em Estado