O PT estadual segue a passos largos para sua extinção gradativa. Já tinha sua Executiva regional dominada pelo governo do Republicanos e na semana passada, o comando da oposição petista sinalizou igual direção com reunião no Palácio Araguaia.

De outro modo, as duas principais correntes do PT do Tocantins cooptadas pelo partido da Igreja Universal: Articulação de Esquerda e Unidade na Luta. Há ainda a Democracia Socialista e Esquerda Popular Socialista.

O declínio petista concorre para o avanço do Republicanos e ocorre quando o PT nacional indica direção contrária.

O Palácio faz o seu papel de agregar o  máximo de aliados, com os recursos de que dispõe. Já o PT regional é controverso.

O PT nacional decidiu na semana passada disputar prefeituras em todo o país. Na próxima sexta em Brasília realiza a Conferência Eleitoral do PT 2024 para dar o que consideram os petistas a grande largada.

Os petistas querem disputar as prefeituras em todo o país porque perceberam a contaminação do centrão que tenderia a eliminar o partido. Como ocorreu com o PSDB. Inclinação que o MDB também já demonstrou preocupação e se ocupa em distanciar.

Os líderes petistas do Estado, entretanto, parecem querer deixar o protagonismo do governo Lula para entregarem-se nos braços do partido até dias atrás bolsonarista. Deixando para o Republicanos as prefeituras do Estado que poderia disputar.

Resta saber o que pensa a militância engessada com a prorrogação, por dois anos, do atual mandato dos presidentes regionais da legenda, com o adiamento do PED que seria realizado este ano.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

A prefeita Cínthia Ribeiro deve ser eleita nesta sexta presidente regional do PSDB. Cínthia, que havia sido eleita presidente do PSDB Mulher nacional deve ser acl...

A deputada Cláudia Lélis pediu licença para tratamento de saúde por 20 dias. O prazo, pelo regimento interno do Legislativo, não comporta pos...

O Palácio ainda não informou se o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) seguirá Ronaldo Caiado (UB) na manifestação Pro-Jair Bolsonaro no...