O governo publicou ontem o plano de cargos e salários dos policiais penais no Estado. Já está valendo desde 1º de janeiro. Não se informa o custo adicional do benefício ao contribuinte. E, ainda ontem, teve-se conhecimento de que o governo mandara realizar estudos para outra categoria de servidores.

Nada contra salários e governo, mas em favor de prioridades do povão que justificam...o governo e servidores. A administração não é a atividade-fim do Estado que o contribuinte tem que bancar para que exista em si mesmo.

A agilidade do poder público para gastar sua poupança com salários de funcionários não se evidencia, com efeito, em determinadas situações que dizem respeito diretamente à sua atividade-fim: a saúde da população.

Enquanto o governo pedia ao Ministério da Saúde a suspensão do encaminhamento de vacinas da Pfizer ao Estado fundado no estoque de 66,9 mil doses, o Tocantins preservava ontem sua colocação vergonhosa de último lugar na cobertura vacinal no país: 51,85% vacinados com duas doses, casos em alta de 83% (nos últimos sete dias) e alta de 17% no número de óbitos no mesmo período (dados do Consórcio de Veículos de Imprensa).

Não são números incentivadores de palanque eleitoral ligeiro. Das 1,6 milhão de pessoas no Estado, apenas 833 mil teriam sido vacinadas com duas doses e o governo recusando vacinas ou deixando-as estocadas. E com o Ministério Público investigando a perda de 23 mil delas nos municípios. Algo está pegando aí e o resultado não é bom.

Disto se conclui: ou metade da população do Estado é negacionista e contra a vacina, o governo é incompetente na sua função de coordenador estadual da imunização que não conseguiria aplicar as vacinas, estaria terceirizando aos municípios a responsabilidade ou tem outras prioridades acima do combate ao vírus que já matou 3.953 pessoas no Tocantins e contaminou outras 239 mil. E que segue com viés de alta.

E os deputados ocupando-se de correr de pedidos do governador afastado sobre prazos de defesa em processo de impeachment no decorrer de uma de suas férias anuais.

 

 

 

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Morais, negou neste sábado Reclamação da BRK contra a convocação do CEO da empresa, Ale...