À medida em que flui o calendário eleitoral, eleva a pressão petista sobre o PV e o PCdoB estaduais. A possibilidade de ambiguidade dos deputados Ivory Lira e Cláudia Lélis pode levar, na pratica, mais problemas que ativos às candidaturas de Wanderlei Barbosa e Paulo Mourão.

O assunto deve integrar a agenda da presidente nacional do PT, Gleysi Hoffman, amanhã na Capital. A dirigente tem reuniões com a direção durante o dia e permanece em Palmas até as 18 horas. Tratarão, também, da agenda de Lula no Estado.

O PV no Estado é dirigido pelo ex-deputado Marcelo Lélis, marido da deputada Cláudia Lélis e o PCdoB pelo deputado Ivory de Lira, líder do governo no Legislativo estadual.

Ambos, Cláudia e Ivory são declaradamente da base de Wanderlei Barbosa (Republicanos), candidato à reeleição ao governo em partido aliado a Jair Bolsonaro.

Nos bastidores políticos é dado como certo um acordo entre os parlamentares e o governador que tem mexido com a militância mais programática que, nacionalmente, não vê conexão entre seus projetos partidários e a ideologia do centrão.

Como PT, PV e PCdoB registraram  uma federação, manter o acordo informal por Cláudia e Ivory com Wanderlei (e apenas formal com o PT) significa apertar o gatilho para a perda de recursos partidários, propaganda eleitoral no rádio e TV e do fundo eleitoral pela regra explícita da regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral para a federação de partidos.

Uma arapuca armada a céu aberto já que a direção do PT e a militância do PCdoB e do PV já estão com o assunto  na pauta do dia, prontos para provocar a Justiça Eleitoral para cobrar o cumprimento das regras da Federação de Partidos.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Morais, negou neste sábado Reclamação da BRK contra a convocação do CEO da empresa, Ale...

A Executiva Nacional do PSB se reuniu em Brasília na manhã desta quinta-feira (11), na sede nacional do partido, para debater o quadro geral das ele...