O previsível realizou-se para confirmar que o imponderável pode ser antecipado e dirimido. O governo decidiu ontem requisitar administrativamente todos os leitos de UTI Covid do Isac no Hospital Geral de Palmas, Hospital Regional de Araguaína e Hospital Regional de Gurupi.

Conforme apurou o blog, o Isac teria recebido o ofício ontem e, apesar da boa vontade de prestar o serviço ao governo (sua especialidade) encontrava dificuldades para atender a administração.

A determinação, por lógica, atende à preocupação da Administração diante da necessidade e os prazos para nova licitação que poderiam travar o atendimento dos pacientes de Covid-19 no Estado.

A Secretaria de Saúde teria requisitado os leitos e proposto à entidade a gestão dos serviços. Mas não haveria especificação de preços e valores. O governo tem dispositivos legais para fazê-lo, conforme a Portaria Conjunta 04/2021, publicada no Diário Oficial no dia 15 de junho último.

O Isac havia informado ao governo no dia 25 de maio que encerraria o contrato das UTIs em 15 de agosto. A principal motivação seria atrasos no pagamento que o governo, agora, tem tentado regularizar.

O governo chegou a publicar um pregão para contratar UTIs não só para Covid-19. O pregão teria sido suspenso. O Isac, com a proximidade de expirar o contrato, havia dado aviso prévio aos colaboradores.

A decisão favorece o atendimento (e entendimento), dada a especialidade do Isac no serviço e a vontade política da administração de dar continuidade à qualidade do serviço. O problema aí é a recontratação de pessoal e fornecedores, pela entidade, que poderia ser facilitado com compromisso transparente do poder público, diante da gravidade da pandemia

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Morais, negou neste sábado Reclamação da BRK contra a convocação do CEO da empresa, Ale...