A declaração atribuída ao ex-governador Marcelo Miranda pelo Portal CT (e não há por que duvidar-se de sua veracidade) de decisão por disputar um cargo no Legislativo estadual, abrindo mão de campanha pelo Governo ou Senado, aumenta-lhe substância.

Contrariamente ao vazio do senso comum que não vê crescimento no retrocesso, ainda que represente iniciar-se novamente no processo político, somatório de elementos racionais. Está certo que Marcelo não é nenhum leninista, mas a teoria marxista coube-lhe bem nas circunstâncias empurrando-lhe à decisão do recuo tático.

O MDB vem de tentar superar a perda do seu mais substancioso formulador, o ex-deputado (foi presidente da Assembléia Legislativa de Goiás e do MDB goiano) e ex-secretário Brito Miranda, maior pensador do partido.

Marcelo não ficou órfão apenas da figura paterna. Mesmo presidindo o MDB falta-lhe algo e arriscar o definhamento de sua força política sem mandato não é prenúncio de melhores dias, sujeitando, por gravidade, a igual pressão, o ativo da deputada federal Dulce Miranda, disputando uma reeleição na Câmara dos Deputados.

Na composição anunciada com Ronaldo Dimas/Dorinha aumenta-lhe as chances de manter o mandato de Dulce (com liberação de mais colégios eleitorais do grupo à parlamentar) e sair com votação histórica para deputado estadual, com a votação “majoritária” de vencedor de três eleições para governador no Estado.

E, de quebra, aumentar o número de deputados estaduais no Legislativo. Hoje o MDB tem apenas um parlamentar no Legislativo estadual, dissecado que foi pelo Republicanos do governador Wanderlei Barbosa.

Com a projetada votação de Marcelo, pode o partido fazer uma bancada considerável no próximo ano, dado que a proibição de coligações proporcionais favorece as siglas que conseguirem maior votação na legenda (dividida pelo coeficiente eleitoral).

Marcelo, tudo concorre, pode transferir para a proporcional parte dos estimados 30% dos votos que o MDB tem mantido no Estado.

E, assim, dar a volta por cima. Agora só pelos seus próprios méritos.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O Legislativo com um problema de orçamento e financeiro. Publicou no Diário da Assembléia ontem o resultado de licitação de agên...

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...