O caso da competência do juizado em Araguaína foi parar no Ministério Público. No seu parecer (a que o blog teve acesso nesta sexta) o promotor da 1ª Promotoria de Justiça de Araguaína é didático ao apontar pelo menos três equívocos dos juízes.

O juiz quando se declara suspeito, o processo não muda de Vara, vai para o seu substituto. E não a outro órgão. Ou seja, da 1ª Vara para a 2ª Vara. Ainda que o juiz da segunda fosse o substituto do juiz da 1ª. O juiz e não o juízo.

Ou seja, o impedimento do juiz alterou a competência do processo!!!! No caso, dois juízes declararam-se incompetentes. Um conflito de competência que deveria ser solucionado pelo Tribunal de Justiça e não pelos próprios magistrados daquela comarca.

Foi o que pediu o MPE. isto porque haveria duas normas conflitantes: uma portaria do TJ de que, no caso de suspeição, poderia ser feita a distribuição a órgão de igual competência. E a lei que determina a  redistribuição ao substituto.

Conforme apurou este blog nesta sexta a movimentação dos juízes e de processos pode atingir os decretos de prisão preventiva e temporária dos suspeitos. A questão teria sido suscitada por um advogado dos acusados.

O Tribunal pode, nos próximos dias, decidir sobre a questão. Já teria havido conversas entre as partes, delegado, juízes, advogados e desembargadores, dada a gravidade da situação.

Ademais, podem apresentar-se pertinentes questionamentos sobre a declaração de suspeição, feita pelo próprio juiz, no meio do processo, após ter realizado atos de autorização aos delegados e de prisões.

Ou seja, os motivos por que não seria, ele, suspeito no início do processo. De outro modo: o que teria feito, ainda que na melhor das intenções e boa fé, com que se declarasse suspeito.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O Executivo tem até o dia 30 de maio para publicar o relatório de gestão fiscal do 1º quadrimestre de 2024. Os números da execução or...

A Superintendência de Educação Básica da Secretaria de Educação tentou fazer um arranjo com o feriadão decretado pelo presidente da...

Caiu como uma bomba no governo estudo realizado pela Firjan (divulgado pelo Metropoles no domingo) de que apenas quatro dos 27 Estados fechariam 2024 no azul. Ou seja, sem d&e...