Quarta-feira, 2 de Set de 2026

Cinthia Ribeiro reúne profissionais da educação e defende mais mulheres nos espaços de decisão

02/09/2026 30 visualizações

A candidata a deputada federal pelo PSDB, Cinthia Ribeiro e o deputado estadual e candidato à reeleição, Eduardo Mantoan (PSD), reuniram nessa segunda-feira, 31, com cerca de 100 profissionais da educação em Palmas.

O encontro reuniu representantes de diferentes áreas do segmento, formado na maioria por mulheres e jovens e teve como foco o diálogo sobre os desafios da educação e a importância da participação feminina nos espaços de decisão.

Durante a reunião, Cinthia destacou que ampliar a presença das mulheres na política é fundamental para garantir que diferentes perspectivas estejam representadas na formulação de políticas públicas. Para ela, apesar de serem maioria entre os eleitores brasileiros, as mulheres ainda ocupam uma parcela pequena dos espaços de poder.

“Somos mais de 50% do eleitorado brasileiro, mas ainda somos minoria na política. Precisamos acreditar em uma nova forma de fazer política, com diálogo, compromisso e esperança. Vamos ser um exército para levar essa esperança a cada tocantinense”, afirmou.

Mulheres são maioria entre os eleitores

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que as mulheres continuam sendo maioria do eleitorado brasileiro. Dos mais de 158 milhões de eleitores aptos a votar no país, cerca de 83,9 milhões são mulheres, o equivalente a 52,8% do eleitorado nacional.

Para Cinthia, esse protagonismo no eleitorado precisa também se refletir nos espaços de decisão, especialmente na definição de políticas públicas que impactam diretamente a vida das famílias.

Educação como prioridade

A educação ocupa lugar de destaque na trajetória de Cinthia Ribeiro à frente da Prefeitura de Palmas. Durante sua gestão, entre 2018 e 2024, a administração municipal atuou em diferentes frentes, com investimentos em infraestrutura, valorização e qualificação dos profissionais, além de reforma e ampliação de unidades da rede municipal.

Ao longo do período, 437 unidades educacionais foram reformadas e ampliadas, além da entrega de oito Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A gestão também realizou concursos públicos e ampliou a estrutura de atendimento aos estudantes da zona rural, com a aquisição de transporte escolar.

Cinthia explanou parte da experiência que pretende levar para o Congresso Nacional. A candidata defende que a atuação parlamentar deve estar conectada às necessidades reais dos municípios e dos profissionais que estão na linha de frente das políticas públicas.

“Educação se faz com investimento, planejamento e, principalmente, com valorização de quem está todos os dias dentro das escolas. Quero levar para Brasília a experiência de quem conhece a realidade da gestão pública e transformar esse conhecimento em políticas que possam beneficiar todo o Tocantins”, destacou.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Mais em Estado