Um número da pesquisa Vetor/Fieto deveria ser melhor observado pelos marqueteiros e formuladores políticos, tanto de Carlos Amastha como de Mauro Carlesse, os dois candidatos com maior índice de intenção de votos.Já devem estar debruçados sobre a narrativa.

Mauro Carlesse registrou um crescimento de sete pontos percentuais – considerando os votos válidos e não de eleitores - entre 13 de agosto e 20 de setembro na pesquisa estimulada. Passou de 54% para 61%.

Carlos Amastha registrou, no mesmo período, queda de 32% para 27%. Na espontânea a situação foi mantida: Carlesse de 53% para 61% e Amastha de 33% para 28%.

Numa eleição majoritária é um dado relevante porque somente ocorre segundo turno se um candidato não alcançar a maioria absoluta dos votos válidos (50% mais 1 dos votos válidos). Ou seja, votos brancos e nulos são excluídos.

São números que podem ter sido alterados da publicação até hoje e certamente sofrerão mudanças nos próximos dez dias que os separam das eleições.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

Caiu como uma bomba no governo estudo realizado pela Firjan (divulgado pelo Metropoles no domingo) de que apenas quatro dos 27 Estados fechariam 2024 no azul. Ou seja, sem d&e...

Recheados de símbolos e intenções transversais os discursos do senador Eduardo Gomes e do governador Wanderlei Barbosa no sábado, a tomar as dec...

A jornalista e pré-candidata a prefeita, Roberta Tum (PCdoB) fez ontem uma resenha dos últimos dias. Assino embaixo. Só faço uma anota&cced...