A quatro dias de assumir um novo governo, não há sinais de Wanderlei Barbosa sobre mudanças no quadro de auxiliares diretos. Nem que seja para mera oxigenação  necessária à administração.

O governo tem 24 cargos de nível de secretaria e outras 17 autarquias. É uma equipe razoável e que, regra geral, tem apresentado resultados satisfatórios.

Mas há gargalos indiscutíveis. Um deles está na área de saúde pública.  Apesar dos recursos aplicados, mantém-se os problemas dos governos anteriores. Até na alimentação.

O governo avançou na infraestrutura onde investiu quase o dobro do governo anterior. A ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional segue a passos largos.

Mas o governo entregou à União trechos de rodovias estaduais que poderiam render-lhe dividendos se concessionados à iniciativa privada.

As parcerias privadas se movimentam com pouca desenvoltura. O governo aprovou agora uma loteria estadual, deve fazer licitação e gerar recursos.

Mas o Jalapão, por exemplo, continua uma riqueza em potencial, encoberta por primitivismo que favorecem os grupos que ali estão ganhando dinheiro a rodo sem pagar a devida contrapartida em impostos e estrutura turística.

Um ano é, por certo, pouco prazo para enormidade de problemas do Estado. Sejam aqueles herdados de Goiás, ou os criados pelos próprios governos regionais.

E aí o nó do secretariado: se preterir o desempenho do atual secretariado para atender o Legislativo e seus suplentes da eleição de 2022, o governo corre um risco enorme de descontinuidade, tanto de execução como de planejamento.

Há, por sinal, eméritos suplentes no Legislativo aguardando o chamamento do Palácio. Seja para ocupar vaga de deputado eleito convocado para o Secretariado, seja para ocupar, ele mesmo, uma secretaria, nem que seja extraordinária.

Nos últimos dias, Wanderlei tem buscado o vão da Serra do Taquaruçu. Pode no silêncio magnífico dos boqueirões da Serra Geral encontrar inspiração para o que necessita preencher.

Deixe seu comentário:

Destaque

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) deflagrou, nesta quarta-feira, 13, a ope...

O projeto de construção da infraestrutura turística na praia do Lago do Manoel Alves, localizado em uma região entre os municípios de Dia...

O senador Irajá Abreu (PSD) dá indícios de querer escalar sua campanha eleitoral com quatro anos de antecedência. Se até agora fazia uso de sua...