Não somente Dorinha Seabra (UB), mas o vice Laurez Moreira (PSD) podem ser impactados pela movimentação de Ronaldo Caiado ao partido de Gilberto Kassab, deixando para trás a legenda de Antônio Rueda.
Dorinha – caso Caiado viabilize sua candidatura – estará sujeita a disenções de setores da direita refratários à família de Jair Bolsonaro que lhes impõe uma candidatura familiar.
O grupo que impulsiona Dorinha é umbilicalmente ligado a Jair Bolsonaro. Vai onde Jair for. E Jair quer Flávio Bolsonaro.
Dorinha não tem qualquer autonomia, mesmo que quisesse, para agir como Caiado (do seu partido) se posicionou.
De forma que a omissão de sua opção ideológica que demonstra (desconhecida) é mero expediente dissimulatório.
E Laurez pode responder pela saída de Lula do seu palanque. Situação inclusiva que estava sendo construída já há algum tempo por PSD/PT do Estado. Mas que Caiado a exclui.
Afinal, nas urnas, não se pode ficar com Deus e o Diabo. Tem a legenda e imposições partidárias.
Ainda que o dono do PSD, Gilberto Kassab, se dê com ambos os ambientes sem limites: o céu e o inferno
Caiado tem ligação estreita e antiga com Kátia Abreu e Irajá Abreu.
Mas Kátia e Irajá se movimentavam em direção a Lula de quem a ex-senadora é interlocutora frequente.
Já Dorinha Seabra agarra-se no braço do senador Eduardo Gomes (PL) de ligações e lealdade a Jair Bolsonaro, de quem foi líder no Congresso e ainda conserva amizade.
Gomes é vice-presidente do Senado e isto não é pouco. Uma candidatura de Flávio Bolsonaro (ou qualquer um indicado pelo ex-presidente) será assumida pelo Senador.
O governador de Goiás Ronaldo Caiado é político radical de direita desde a fundação da velha UDR. E já disputou a presidência contra Lula em 1.989 (primeira eleição direta após a ditadura).
Caiado ficou no primeiro turno e Lula foi para o segundo, perdendo para Fernando Collor. Outro conservador de direita. E deu no que deu.
Caiado agora pode ter o apoio de dois governadores relevantes do ponto de vista eleitoral: Eduardo Leite (RS) e Ratinho Jr. (PR).
Tem bala na agulha para mexer no jogo.


