Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros Militar atuaram no combate ao incêndio que destruía uma carreta e a carga de algodão nesta quarta-feira, 25, à tarde. O trabalho durou horas, devido à natureza da carga que queimava em seu interior. Para não perder a cavalinho, o motorista precisou desacoplá-lo a tempo. O sinistro ocorreu acerca de 4 km de Palmas, na TO-020, em direção à cidade de Aparecida do Rio Negro.

A carreta tem placa FSV7063, de Americana – SP, e era conduzida por Elias Martins dos Santos, de 51, que acionou os bombeiros militares por volta das 14h30.

O algodão que formava a carga estava em fardos. Colocados uns sobre os outros na carreta, eles ficaram compactadas e isso dificultou o combate às chamas. “Com o fardo compactado, a queima é lenta e fica na parte interna, devido a ter pouco oxigênio entrando. É diferente da madeira que queima superficial e mais rápido”, explicou o tenente Basílio de Moura Neto, que acompanhou parte das ações.

Uma máquina escavadeira hidráulica foi usada no auxílio ao combate, esparramando os fardos e o próprio algodão, permitindo o sucesso dos bombeiros militares que jogavam água por meio de caminhões de combate.

A carga de algodão foi parcialmente destruída, enquanto o semirreboque da carreta ficou danificado. O trabalho foi parcialmente concluído pouco após às 18h, visto que as equipes de combate permaneceram atentas, com uma delas voltando ao local tempo depois, para verificar se o fogo havia retomado.

A chamada reignição ocorreu já na manhã desta quinta, 26, por volta das 7h, com os bombeiros militares retornando ao local. Mais uma vez a escavadeira hidráulica foi usada, remexendo o algodão e permitindo o completo rescaldo.

O motorista Elias Martins não teve ferimentos.

Deixe seu comentário:

Estado

O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) apresentou hoje (17) na Assembleia Legislativa do Tocantins um requerimento solicitando ao Governo do Estado a criação de...

O Procon Tocantins realizou uma pesquisa de preço do gás de cozinha em 154 distribuidoras em 12 cidades do Estado entre os dias 15 e 16 deste mês. O objetivo &e...

O governador Wanderlei Barbosa assinou e o Diário Oficial do Estado publicou nesta terça-feira, 16, o Decreto 6.774/2024, que institui a 7ª Companhia Ind...