Sexta-feira, 23 de Out de 2026

Bomba!!!Relatório do ministro Dias Toffoli no julgamento virtual do STF desta sexta derruba questionamento de inconstitucionalidade na promoção de agentes de fiscalização em auditores!!! Votação virtual prossegue até dia 12

31/03/2023 993 visualizações

O Supremo Tribunal Federa inicia nesta sexta o julgamento da ADI que questiona a constitucionalidade de lei do governo Marcelo Miranda que transformou agentes de fiscalização em auditores fiscais.

E já inicia com uma bomba: o parecer do ministro Dias Toffoli (relator) nega a inconstitucionalidade da decisão do governo. Ou seja, confere constitucionalidade à promoção dos agentes que, assim, aceito pelos demais ministros, seriam, agora, de fato e de direito, auditores fiscais.

Escreveu Toffoli no seu relatório a que o blog teve acesso nesta manhã:

“Ante o exposto, reconheço a  constitucionalidadeda expressão “Agente de Fiscalização e Arrecadação – AFA”, constante do art. 37,  caput, da Lei nº186; 1.609, de 23 de setembro de 2005, do Estado do Tocantins, bem como do art. 38, inciso I, e do art. 3º186;, inciso I e parágrafo único, do mesmo diploma legal, esse último com redação dada pela Lei estadual nº186; 2.864 /14 e, por conseguinte,  julgo improcedente o pedido formulado na inicial. É como voto.”

Diz mais Toffoli no seu relatório: “À propósito, a reestruturação de carreiras é uma realidade atual e tem sido feita com muita frequência no âmbito da Administração Pública de todos os níveis de Governo. E não poderia ser diferente, sob pena de a Administração ficar impedida de se modernizar e de racionalizar os seus quadros em atenção às necessidades sempre cambiantes do serviço público e ao comando constitucional da eficiência administrativa.”

Aponta ainda:  Com essas ponderações, não vejo razão para negar ao legislador estadual e ao administrador público poder de conformação, sobretudo quando as reformas são feitas com respaldo em argumentos concretos de eficiência administrativa. Caso contrário, haveria um engessamento das estruturas que compõem a máquina administrativa.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Mais em Ponto Cartesiano