Agora fechou o círculo de vez: a Comissão Eleitoral do processo sucessório na Associação Tocantinense do Ministério público referendou a decisão da presidência da entidade e negou o direito ao debate entre os candidatos.  A eleição ocorre na próxima sexta.

Tem-se,agora, a diretoria da entidade (que tem seu  próprio candidato) e a comissão eleitoral (que representaria os direitos de todos os candidatos) contrários ao debate entre os candidatos a liderar a entidade classista de promotores e procuradores do Ministério Público Estadual.

Disputam a presidência Pedro Evandro Rufato ( alinhado à atual diretoria que era presidida pelo promotor Luciano Casaroti, ex-presidente da entidade que deixou o cargo por eleito procurador geral de Justiça) e  Paulo Alexandre Rodrigues, da oposição ao grupo, que peticionou pelo debate.

Dentre outras razões, a comissão eleitoral justificou a negação ao debate dizendo-se sem atribuição e competência para julgar o recurso do candidato de oposição à decisão da presidência de negar-lhe o direito.

De outro modo: a comissão diz que não tinha competência para julgar o pedido mas o negou no que decidiu. Entenderam???

A pergunta é: porque a atual diretoria da entidade, presidida pela vice-presidente de Luciano Casarotti e a comissão eleitoral se interessariam pela interdição do debate no Ministério Público subordinado, pela Constituição, às regras democráticas, como vai no artigo 127 da CF.

A prevalecer a inércia, Casaroti poderá reinar à vontade na Procuradoria Geral de Justiça e na Associação, caso a situação vença o pleito.

Que diferença haveria entre as ações políticas dos governos para mandarem em sindicatos, associações e até eleiçoes de síndico como já o ocorreu no Tocantins!!! Ou nas intervenções dos governos para manter o comando do Legislativo estadual!!!!

Existe: os políticos são pagos para fazer política!!! Os promotores e procuradores para fazer cumprir as leis do estado democrático e de direito do qual exemplos são educativos. Os promotores são pagos para fiscalizar os políticos mas agora correm o risco de serem fiscalizados por eles.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

Lembram-se daquele projeto de Zero Papel descrito aqui no blog há duas semanas como meta do governo com a utilização, pela Secretaria da Fazenda, do sistema Sf...

Os números são impressionantes. O contrato 040 (2024) – assinado em 25 de março e já empenhado – da Prefeitura de Peixe se compromissando a...

O Ministério Público fez publicar no seu Diário Eletrônico de ontem a Portaria de Instauração – Procedimento Preparatório 144...