As celebrações do cinco de outubro no Estado não paralisaram o tic-tac do relógio eleitoral. Desde o último sábado, já se vive a contagem regressiva para o 2 de outubro de 2022, quando estão programadas as eleições para presidente governador, senador, deputado federal e estadual.

Serão 27 governadores e vice-governadores de Estado e do Distrito Federal, 27 senadores e 513 deputados federais, bem como deputados estaduais e distritais. O segundo turno do pleito do ano que vem está marcado para o dia 30 de outubro.

As movimentações no Tocantins estão de vento em popa. O PT tem um candidato rodando os municípios, o MDB se divide entre dois candidatos, um orgânico e outro parlamentar, o PP pode fazer uma frente com Democratas e PSL que podem se fundir, levando o governador (e o presidente do Legislativo estadual) a buscar novo partido que possa dar abertura a seus candidatos. Todos tem até a janela partidária de abril de 2022 para optar por uma sigla.

No popular tem-se potenciais candidatos ao governo: o vice Wanderlei Barbosa (presuntivo candidato do Palácio), senador Eduardo Gomes (MDB), líder de Jair Bolsonaro no Congresso e Paulo Mourão, que enfrenta duas lutas: conquistar o PT orgânico e o eleitor. Correndo em raia própria segue o ex-governador Marcelo Miranda sob a sombra de Gomes. Ambos do MDB.

Há outro grupo: o dos senadores Kátia Abreu e Irajá Abreu que pode juntar-se ao ex-prefeito Carlos Amastha (PSB). Kátia é do PP que pode, como disse, entregar o partido a Bolsonaro. Irajá é do PSD, partido que vive em constante crise de princípios desde que foi fundado.

O MDB enxerga a possibilidade de uma aliança nacional com o PT que poderia levar consequências como uma unidade regional entre Paulo Mourão e Marcelo Miranda. Lula tenta cooptar o MDB. Tem reunião em Brasília esta semana.

 

 

 

Leia mais: https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/opiniao/tend%C3%AAncias-e-ideias-1.1694943/acionado-o-tic-tac-das-elei%C3%A7%C3%B5es-1.2332129

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O Legislativo com um problema de orçamento e financeiro. Publicou no Diário da Assembléia ontem o resultado de licitação de agên...

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...