O papel da Universidade Pública na retomada da educação" é o tema da roda de conversa que abre oficialmente a programação da Semana Integrada 2021/2 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), na próxima segunda-feira, às 19h com transmissão ao vivo pelo canal da Unitins no YouTube

 

A mesa redonda contará com a participação do professor doutor José Moran, da Universidade de São Paulo (USP); do reitor da Unitins, mestre Augusto Rezende; e do consultor estratégico motivacional, mestre Omar Hennemman, como debatedores. A mediação será realizada pela professora mestre Luzinete Almeida. 

 

Para a vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro, a palestra de abertura é um dos pontos fortes da Semana Integrada 2021/2, “pois aborda uma temática extremamente necessária, que é o papel da Universidade Pública na retomada da Educação. Com a presença do nosso reitor Augusto Rezende, Omar Hennemman e do professor doutor José Moran, teremos um panorama dos avanços da Universidade, com destaque no seu potencial inovador e com foco para o desenvolvimento do Estado e, também, reflexões importantes para esse momento de retomada pós-pandemia no contexto educacional”, prevê.

 

“Temos que, necessariamente, chamar para nós a discussão acerca do papel da universidade pública na retomada da educação, partindo do pressuposto de que a educação é a plataforma para o desenvolvimento e crescimento de uma sociedade”, destaca a professora mestra Luzinete Almeida, ao falar da conexão do tema geral da semana - O papel da educação na retomada do crescimento pós-pandemia - com a programação do evento. Segundo ela, projetar cenários e garantir a superação dos processos de negócio, tornou-se um desafio no qual demanda conhecimentos diferenciados na busca de um caminho comum.

 

Luzinete revela que a expectativa dos organizadores “é que consigamos prospectar cenários para atender à sociedade na retomada do crescimento após tortuoso momento pandêmico, embora os impactos sejam diferentes para os diversos tipos de setores, entender e chamar para si, universidade, o papel de ordenar ideias na busca de soluções, é imperioso”, pondera.

 

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas pelo Sistema de Eventos da Unitins. A programação completa está disponível no site do evento. 

 

A Semana Integrada 2021/2 substitui a tradicional Jornada Pedagógica da Unitins e acontecerá de 02 a 06 de agosto de forma virtual, contemplando nesta edição uma programação direcionada aos estudantes, além dos professores. O evento marca a abertura do segundo semestre de 2021 na Unitins.  Em formato inovador a semana oferece uma série de atividades como mesas redondas, oficinas, workshop, discussão temática com conteúdo direcionado para professores e estudantes ao longo de cinco dias de total imersão.

 

Perfil dos debatedores

• José Moran
Educador, pesquisador e designer de projetos de inovação, com metodologias ativas, modelos flexíveis, competências humanas e digitais. Doutor em Comunicação pela USP. Professor de Novas Tecnologias na Escola de Comunicações e Artes da USP e um dos fundadores da Escola do Futuro, onde pesquisou as transformações na educação com a chegada da Internet. Atualmente profere palestras, workshops, cursos online e híbridos sobre como transformar nossas escolas de educação básica e superior com metodologias ativas, modelos híbridos, valores, personalização, projeto de vida, tecnologias digitais e novas formas de avaliação. Autor dos livros “A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá” pela editora Papirus, 2011 e “Desafios da Comunicação Pessoal, editora Paulinas, 2007; e co-autor de “Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora”, editora Penso, 2017.

 

• Augusto Rezende
Graduado em Ciência da Computação pela PUC-GO, especialista em Informática e Educação pela Universidade Federal de Lavras/MG, MBA em Sistema da Informação pela UAB e mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté/SP. Professor Adjunto do Centro Universitário UnirG nas cadeiras de Sistemas, Gestão e Governança de Tecnologia da Informação. É consultor e facilitador do Sebrae Tocantins e Nacional nas atividades de Tecnologia da Informação e Inovação. É professor efetivo da Unitins desde 2016 no curso de Sistemas de Informação/Câmpus Palmas; em 2018 assumiu a reitoria da Unitins, em julho de 2020 se elegeu reitor para o triênio 2020 a 2023, na primeira eleição direta da instituição. 

 

• Omar Hennemman
Mestre em Inteligência Competitiva pela Universidade de Aix – Marseille – França, administrador de empresas, conferencista e consultor estratégico motivacional. Foi executivo do Banco do Brasil, onde trabalhou durante 17 anos, tendo sido inclusive superintendente estadual do Tocantins. Hennamman já ocupou diversos cargos na administração estadual. Secretário de Planejamento, secretário de Indústria e Comércio e de Oportunidades, além de superintendente do Sebrae.

Deixe seu comentário:

Estado

Na manhã desta quinta-feira, 25, a Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro), em conjunto com a 7ª Divisão Especializada de Rep...

Entre os dias 23 e 24 de abril, o Procon Tocantins realizou uma fiscalização nos estabelecimentos de Gurupi, analisando os preços de 32 variedades de carnes em...

O deputado federal Antonio Andrade (Republicanos), reconhecido por sua atuação em questões de saúde pública, visitou o stand da Pró-Rim, a...