Neste domingo, 19, candidatos em 15 municípios do Tocantins participaram do Vestibular do Projeto de Interiorização Universitária, TO Graduado, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). As provas foram aplicadas no período matutino nas cidades de Araguaçu, Arapoema, Campos Lindos, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Xambioá e Sítio Novo.

Foram ofertadas 1.240 vagas para os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Tecnologia em Gestão Pública. As cidades de Arapoema, Xambioá e Campos Lindos participaram do certame pela primeira vez com a oferta de 240 vagas distribuídas entre os três Polos. Os portões foram abertos às 8h em todos os locais de prova.

Adriano Estênio participou da aplicação das provas em Palmas e contou que pretende fazer os dois vestibulares da Unitins, no entanto, está torcendo pela aprovação no curso EaD de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Eu decidi fazer esse curso porque mexer com computação é o que eu gosto de fazer desde menor. Fiz a inscrição para os dois vestibulares da Unitins, no presencial para Sistemas de Informação, mas o curso EaD seria melhor para mim porque me permite ter uma rotina mais flexível e acredito que pode agregar ainda mais na minha carreira profissional” disse. 

O candidato Adailton Fernandes da Silva, chegou cedo e disse estar confiante em um resultado positivo no Vestibular do TO Graduado. “Estou bem tranquilo, estou preparado e confiante que farei uma boa prova e que vai dar tudo certo. Espero conseguir a aprovação no curso de Tecnologia em Gestão Pública que é a área que mais me identifico”, contou.  

A prova teve duração de 3 horas, com início às 9h15 e fim às 12h15. Os candidatos responderam 30 questões objetivas divididas entre as disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. 

Wanessa Botelho participou da aplicação em outro local de provas na capital, Palmas. Ela está em busca da sua segunda graduação e contou que está esperançosa sobre sua aprovação. “Já sou formada a nível técnico em informática e por isso fiz a prova para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Na graduação acabei seguindo um caminho diferente e me tornei jornalista, mas sempre tive interesse em voltar para a área de tecnologia. Hoje, o curso EaD é a melhor opção para mim porque consigo encaixá-lo melhor na minha rotina de trabalho. Gostei bastante da prova e estou esperançosa que terei um bom resultado”, declarou. 

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, participou da aplicação das provas e reforçou a presença do TO Graduado em todas as regiões do Estado, democratizando o acesso ao Ensino Superior. “Estive nos locais de prova em Palmas participando da aplicação do Vestibular do TO Graduado para o ano de 2024. Tivemos mais de 5 mil candidatos fazendo provas em 15 cidades, inclusive nos novos Polos em Arapoema, Campos Lindos e Xambioá, ou seja, uma equipe trabalhando no Estado inteiro para um vestibular de sucesso. Agradeço o  governador Wanderlei Barbosa por todo o apoio à nossa Universidade e tenho a certeza de que serão selecionados os melhores alunos, e que, dessa forma, levaremos oportunidade de estudos para os tocantinenses” comentou.  

A partir de agora os candidatos devem se atentar às próximas publicações na página do Certame. A divulgação do Gabarito Preliminar está previsto para esta segunda-feira, 20, a partir das 19h, como consta no cronograma oficial no Portal da Unitins (acesse aqui). No dia 24 de novembro deve ser publicado o Gabarito Definitivo e a publicação do resultado final está prevista para o dia 27 de novembro. Os candidatos aprovados iniciarão o semestre letivo em fevereiro de 2024. 

 

Deixe seu comentário:

Estado

Grande parte dos investimentos do Instituto de Previdência Social de Palmas (Previpalmas) está concentrada em fundos de títulos públicos federais e t&i...

Na manhã deste sábado, 25, moradores das quadras Arnos 31 (303 Norte), 32 (305 Norte), 33 (307 Norte), 41 (403 Norte), 42 (405 Norte) e 43 (407 Norte) já gar...

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 80ª Delegacia de Polícia de Novo Acordo, concluiu um inquérito policial e indiciou um homem de 33 anos pela pr&...