Denúncias de assédio sexual e moral são fatos graves que exigem investigação e punição urgentes. O governo, entretanto, faz ouvidos de mercador às acusações de assédios tendo mulheres como vítimas no Corpo de Bombeiros. A Defensoria Pública pediu à Corregedoria da Polícia Militar o afastamento do Comandante do CB, ele próprio um dos acusados.

O relatório da defensora pública Francisca di Fátima Cardoso Costa (a que este blog teve acesso ontem) é arrasador no que explicita. Mulheres bombeiras com problemas psicológicos, pressionadas a não denunciar as agressões sexuais e morais de "saradões" pagos pelo poder público para fazer justamente o contrário. E sendo obrigadas por oficias de maior patente a aceitarem os abusos numa instituição onde não obedecer a hierarquia e as ordens tem consequência.

A tudo isto o governo assiste impávido. Fez até reuniões com as bombeiras para defender a instituição e, lógico, os acusados, dobrando a aposta no desrespeito à lei e na afirmação do porcochauvinismo militar, não só presente no CB. Ainda que se possa ressaltar a regra geral que, em absoluto, não seria praticante de desvios de natureza tão abominável e carregado de covardia.

Evidentemente que a Defensoria é apenas parte. Não é titular de denúncia pública. Representa as bombeiras. O titular da ação pública, o Ministério Público, ainda guarda obsequioso silêncio sobre o assunto que, como é notório, quanto mais demora investigar, mas oportuniza a defesa com o uso de pressões hierárquicas internas. O MPE já teria instaurado dois inquéritos (um inclusive por nepotismo do comandante do CB). Ainda assim, o acusado não foi afastado.

Governo e acusados devem estar aguardando uma reportagem da Rede Globo em nível nacional para darem-se conta da confusão em que se meteram. E da extensão da gravidade de denúncia de assédio moral e sexual a mulheres bombeiras que seriam praticadas por soldados e oficiais da corporação.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

Caiu como uma bomba no governo estudo realizado pela Firjan (divulgado pelo Metropoles no domingo) de que apenas quatro dos 27 Estados fechariam 2024 no azul. Ou seja, sem d&e...

Recheados de símbolos e intenções transversais os discursos do senador Eduardo Gomes e do governador Wanderlei Barbosa no sábado, a tomar as dec...

A jornalista e pré-candidata a prefeita, Roberta Tum (PCdoB) fez ontem uma resenha dos últimos dias. Assino embaixo. Só faço uma anota&cced...