O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Helvécio de Brito Maia Neto, ressaltou a importância da Residência Jurídica com acesso à Pós-Graduação Lato Sensu em Prática Judiciária na melhoria da qualidade dos serviços prestados por juízes de 1º Grau durante a abertura da segunda edição do programa, nesta segunda-feira (25/3), na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).

Ao ressaltar a competência com a qual a Esmat o desenvolve, Helvécio Maia Neto lembrou o sucesso obtido na primeira edição do programa e frisou que muitos residentes acabaram por se tornar assessores de juízes e até mesmo de desembargador. "O aprendizado para eles foi também uma oportunidade de qualificá-los como excelentes profissionais, abrindo oportunidades no Tribunal de Justiça e na iniciativa privada", completou.

Já o superintendente e 2º diretor adjunto da Esmat, juiz José Ribamar Mendes Júnior, ressaltou a grande oportunidade profissional que "a participação de uma iniciativa como esta possibilita, agregando uma gama de experiências profissionais aos participantes".

Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Prática Judiciária, o juiz Roniclay Alves de Morais afirmou que o principal objetivo é "aliar o aprendizado das partes teórica e prática, bem como trazer mais um auxiliar para os magistrados em suas demandas". Pontuou, ainda, que "o juiz terá a incumbência de preparar e orientar o residente para a atividade de assessoramento".

Manual do Aluno

Na ocasião, foi disponibilizado o Manual do Aluno, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com explanação dos pontos principais, oportunizando aos residentes esclarecimentos de possíveis dúvidas.

Também foram apresentados os tutores da Pós-Graduação Lato Sensu em Prática Judiciária, os servidores do TJTO Leila Maria de Souza Jardim e Nelcyvan Jardim dos Santos, que auxiliarão os residentes, professores e a coordenação nas atividades do Programa.

No período da tarde, será ministrada aula do Módulo Introdutório do Programa, com tema O Poder Judiciário do Estado do Tocantins, a ser apresentado pelos magistrados Luis Otávio de Queiroz Fraz e Flávia Afini Bovo.

Deixe seu comentário:

Estado

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, par...

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, lançou nesta quinta-feira, 15, os projetos Cidade do Automóvel, espaço localizado na regiã...

O julgamento do policial militar reformado Edson Vieira Fernandes está marcado para esta sexta-feira, 16 de maio, no Fórum da Comarca de Gurupi. Ele é acu...