A Polícia Civil, por meio da  3ª Divisão de Combate ao Crime Organizado - Araguaína - deflagrou na manhã desta quarta-feira, 6, a Operação Hipnose contra uma associação criminosa que estava aplicando golpes de estelionato na região Norte do Tocantins e no Sul do Maranhão, na modalidade mais conhecida como "Bilhete Premiado". Durante a ação foram cumpridos três mandados de prisão temporária e dois de busca e apreensão.

As investigações, conduzidas pelo delegado adjunto da 3ª Divisão, Romeu Fernandes, começaram ainda em julho, quando foram registradas pelo menos duas ocorrências com modus operandi semelhante, levando a polícia a concluir que se tratava de uma mesma associação criminosa. O delegado relata que, pouco depois, outro fato semelhante foi registrado em Tocantinópolis, quando o golpe foi mal sucedido e terminou com a prisão de uma das suspeitas, que detalhou a participação de pelos menos outras duas mulheres no golpe. Ainda durante as investigações, foi apurado que essa mesma associação já havia tido alguns integrantes presos em Balsas e Imperatriz, no Maranhão.

Com base no apurado e também no reconhecimento fotográfico de pelos menos umas das integrantes por vítimas do golpe foram solicitados ao Judiciário mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. Assim, foram efetuadas as prisões temporárias de três mulheres integrantes da associação criminosa, bem como apreendidos produtos de origem suspeita, inclusive, perucas que eram utilizadas por elas para dificultar o reconhecimento pelas vítimas.

O delegado alerta a população para este tipo de golpe e ressalta que é de máxima importância o comparecimento das vítimas na delegacia para noticiar e também para fazer o reconhecimento das suspeitas, uma vez que outras integrantes da associação criminosa ainda não foram presas. O delegado Romeu Fernandes entende o sentimento das vítimas, que se sentem ludibriadas, constrangidas, e que muitas vezes nem acreditam que haverá resultado se denunciarem o golpe, mas reforça, contudo, a importância da denúncia para maior efetividade da polícia no combate a este tipo de crime.

O Golpe

O golpe do Bilhete Premiado é um clássico e chegou a um ponto de excelência que pega direitinho o imaginário do brasileiro. O estelionatário oferece a suposta possibilidade de ganhar um dinheirão, de maneira rápida, levando vantagem em cima do outro.

Deixe seu comentário:

Estado

Nesta terça-feira, 30, gestores públicos e comunidade em geral participaram da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tev...

O Sebrae Tocantins apoia o Arte de Inovar - um dos eventos de inovação mais aguardados de 2024, que ocorre nesta terça-feira, 7, no Instituto Federal de Edu...

O 1º Seminário de Controle Externo e Interno do Tribunal de Contas do Tocantins foi um marco significativo na promoção da transparência, efi...