A sede da Polícia Militar Ambiental de Palmas passou a operar com consumo de energia significativamente menor após a conclusão de um projeto de eficiência energética da Energisa Tocantins, que resultou em redução de 90,75% no gasto energético da unidade. A iniciativa contou com investimento superior aos R$ 100 mil e trouxe ganhos expressivos em economia financeira, modernização tecnológica e sustentabilidade ambiental.
As ações executadas no projeto foram a substituição de aparelhos de ar-condicionado convencionais por equipamentos com tecnologia inverter, mais eficientes e econômicos, além da implantação de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica. As melhorias proporcionam uma economia estimada de 32,6 MWh por ano. Desse total, 12,46 MWh/ano são decorrentes da modernização dos sistemas de climatização, e 19,80 MWh/ano, da geração de energia solar.
Segundo o analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basílio, o projeto reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a modernização das instituições públicas.
“Essa iniciativa demonstra como a eficiência energética pode gerar benefícios concretos, reduzindo custos e contribuindo para a preservação do meio ambiente. A substituição dos equipamentos e a implantação do sistema fotovoltaico garantem economia significativa e maior confiabilidade no fornecimento de energia”, afirma.
A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa Tocantins, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que tem como objetivo incentivar o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia. Por meio de chamadas públicas anuais, as distribuidoras apoiam projetos que comprovem a viabilidade técnica e econômica da melhoria da eficiência energética em equipamentos, processos e usos finais de energia.
As ações desenvolvidas no âmbito do programa buscam ampliar os benefícios públicos da energia economizada, e assim, estimular o desenvolvimento de novas tecnologias e a adoção de hábitos mais conscientes no consumo de energia elétrica.
Com a execução do projeto, a economia financeira estimada com a redução do consumo de energia é de aproximadamente R$ 30 mil por ano, recurso que pode ser direcionado para outras áreas prioritárias da instituição.
“Essa parceria com a Energisa Tocantins representa um avanço importante para a Polícia Militar do Tocantins, pois alia sustentabilidade, modernização e responsabilidade com o uso do recurso público. A expressiva redução no consumo de energia demonstra que é possível inovar e economizar, sem comprometer a qualidade do serviço prestado à sociedade. A economia gerada poderá ser revertida em investimentos estratégicos para a segurança pública, reforçando nosso compromisso com uma gestão eficiente, ambientalmente responsável e alinhada às boas práticas de governança”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins Coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.


