O município de Palmas recebeu do governo do Tocantins a oficialização, por meio do Decreto nº 7.066/2025, da doação de uma área urbana de 997.850,41 m², localizada no Plano Diretor da Capital. O terreno, conhecido como gleba AVNO-51, será destinado à implantação de um grande parque público na região norte da cidade.
Segundo o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira, em entrevista à imprensa, a área será utilizada para a construção de um parque urbano que pode se tornar “o maior da cidade”. O gestor destacou o potencial do espaço para iniciativas de lazer e convivência para a população: “Será o grande parque da região norte, com espaço para ciclovia, caminhada, e para construção de quadras das diversas modalidades esportivas, revelou o gestor”.
Eduardo Siqueira também comentou que, com a doação oficializada, a administração municipal agora concentra esforços na captação de recursos e nas etapas subsequentes para implementação da obra. Para ele, o decreto representa um avanço nas parcerias entre Estado e Prefeitura: “Só demonstra o quanto o município evoluiu no período que estivemos juntos (...) enquanto o município preparava o microparcelamento, o governador já agilizou o processo de doação da área”.
O chefe do Executivo municipal reforçou ainda que a proposta é que o espaço seja semelhante a outros já existentes na cidade, como o Parque Cesamar e o Parque dos Povos Indígenas. “Tenho um sonho muito grande ali, semelhante a Praça do Ginásio Ayrton Senna. A região norte terá uma das maiores praças de Palmas, onde vamos plantar muitas árvores, vamos fazer muita coisa atrativa para que o pessoal da região também tenha seu local de lazer e convivência”.



