A decisão do STF que liberou o deputado Leo Barbosa para eleger-se presidente da Assembléia Legislativa proporciona ao Palácio alívio e tensão.

Um pouco de fôlego porque era, indiscutivelmente, uma luta do governo ter Leo na presidência do Legislativo nos dois últimos anos de Wanderlei Barbosa no Executivo estadual. 

E a maioria parlamentar pelo objeto não é produto de mero acaso ou simpatia pelos olhos cor de mel de Leo. Jogo jogado.E, pelo STF, a eleição da mesa diretora para o próximo biênio deve ser realizada depois das eleições municipais de outubro.

No post anterior ontem avaliei sobre ganhos e perdas. Do ponto de vista institucional, moral e ético, com desdobramentos políticos consequentes. Mas tem o corredor político polonês também.

A alta voltagem se dá, por outro lado, na possibilidade de não candidatura ou não eleição da deputada Janad Valcari. Fator que impulsionaria o governo a jogar todas as cartas na eleição da deputada do PL. Antes, portanto, da sucessão da mesa diretora do Legislativo.

Motivo: simples. Com a maioria que diz ter no Legislativo e os métodos que se diz nos bastidores de que faz uso, Janad Valcari teria mais instrumentos do que o Palácio – fiscalizado com maior lente - para eleger-se presidente do Legislativo, numa eventual derrota nas eleições municipais.

E a presidência do Legislativo é uma escada – como já se viu no Estado – para a cadeira do Governador. E onde Janad pode ser Janad com seu canhão virado para Wanderlei. Caso não vença as eleições na Capital e busque seguir em frente com seu projeto de poder que sugere ter no horizonte.

Como é óbvio, não só por este motivo, mas também por ele, Wanderlei não nutre a maior vontade política de ver Janad administrando a Capital, fazendo-lhe um contraponto ou com o seu canhão descontrolado e não combatido direcionado ao Palácio Araguaia. Como já o fez (e faz) com a prefeita Cínthia Ribeiro desde o exercício da presidência do Legislativo municipal 

Se Cínthia foi sua escada em nível municipal para tornar-se regional, pensar sobre sua escada estadual e regional não exigiria outra régua e medida para essa equação de soma, subtração, divisão ou multiplicação, condicionada ou não, às circunstâncias e perspectiva de observação da parlamentar do partido de Jair Bolsonaro, um grupo sem limites, como já está comprovado.

Mas terá que engolir como mal menor na relação custo/benefício. Mera administração de perdas e ganhos. Como é sabido, cabe ao presidente do Legislativo estadual a competência para colocar em pauta processos contra o Governador como pedidos de impeachment, licenças para processos, conduzir a aprovação de suas contas e que tais.

Que pode ficar, nos dois últimos anos de governo e na sucessão estadual nas mãos de Janad ou Leo, à escolha política de Wanderlei. Não há, como parece, uma terceira opção ao Palácio.

A não ser torcer para que um "anjo" do Ministério Público decida apurar os contratos públicos (de recursos públicos) - e também de conhecimento público, publicados em diários oficiais - assinados por Janad Valcari, no exercício do mandato de vereadora e deputada, com prefeituras como representante do Barões da Pisadinha. E que pela Constituição explicitamente a submeteria, não só à inelegibilidade, mas  à perda do mandato.

Daí que o Palácio - Wanderlei com bom gosto ou não - pode estar cada dia mais convergente para a candidatura da deputada do PL  na Capital. Mais que isto: fazer das tripas coração para que a deputada ganhe as eleições para prefeita de Palmas.

Pode acontecer algo diferente? Pode!!! Mas esta é a lógica política da narrativa em curso.

Até por sobrevivência do grupo político.

Deixe seu comentário:

2 Comentário(s)

  • Ana Maria Cardoso
    24/03/2024

    Eu não vou ver jantar eleita em palmas

  • PAUL CARRIDNE
    24/03/2024

    Os idiotas e corruptos sempre batem na Janad,pois sabem que ela é honesta, coisa que Cinthia diabólica não é, Wanderlei bem que poderia mudar o nome do estado para Barbosatins. Cleptocracia maldita,o cara que o estado para a familia dele, daqui há uns vai querer colocar o anta Tiago Barbosa, para presidente do TJ TO

Ponto Cartesiano

A pregoeira da Superintendência de Compras e Licitação da Secretaria da Fazenda publicou ontem a empresa ganhadora da Ata de Registros de Preços 083...

O Legislativo com um problema de orçamento e financeiro. Publicou no Diário da Assembléia ontem o resultado de licitação de agên...

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...