Sexta-feira, 23 de Out de 2026

Palácio cria cargos por medida provisória que tem aplicação imediata quando sequer tem lei orçamentária que o autorize. Saúde pública e ponte? Ora, "se toca, meu"!!!

luizarmandocosta 09/03/2019 1364 visualizações

Não vou ater-me às improvisações e desorganização que são explícitas, mas essa emenda modificativa introduzida pelo governo na Medida Provisória 01/2019 da nova estrutura é uma aberração, ainda que previsível.

O governo pode criar cargos por medida provisória, desde que exista uma Lei Orçamentária. O Palácio Araguaia não a tem há 70 dias!!!! A medida provisória tem aplicação imediata.

Não bastasse o impedimento legal, o governo há 40 dias, também por medida provisória, congelou por dois anos a criação de cargos, contratações, promoções e progressões na administração pública.

E por que era previsível isto? O leitor deste blog foi devidamente apresentado ao orçamento da governadoria. Pastas que funcionam no Palácio Araguaia e que terão, no orçamento de 2019, mais de R$ 600 milhões só para salários. O equivalente a dois orçamentos da Secretaria de Segurança Pública ou Polícia Militar.

Um cabidão de empregos quando governo já gasta 56,67% de suas receitas com salários. E faltam medicamento, limpeza e médicos nos hospitais públicos. Estradas e pontes? Nem pensar.

Mas eles não se importam com isto. Não há qualquer reação de deputados e o Tribunal de Contas (pago justamente para isto) faz é entrar na farra: decide criar mais indenizações a conselheiros quando fechou o quadrimestre na gambiarra fiscal.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Mais em Ponto Cartesiano