O governo federal deveria ter proposto apenas a desconstitucionalização da previdência com um ou dois artigos que teria mais facilidade de aprovação e entendimento. A avaliação foi feita a este blog pelo presidente da Federação Brasileira de Associações de Fiscais Estaduais, Juracy Soares, de passagem por Palmas para seminário sobre a Reforma da Previdência.

Juracy vê pontos obscuros e contraditórios no projeto de Reforma da Previdência, uma proposta de 40 páginas que desce a detalhes que poderiam ser contemplados em lei complementares ou ordinárias, sem a necessidade quórum qualificado ou de maiores debates no Congresso Nacional.

Ele chama a atenção, por exemplo, para a questão da privatização da Previdência com o modelo de capitalização. O projeto eliminaria o colchão social hoje bancado pelo atual sistema.

Ou seja, as pessoas que estivessem desempregadas ou que ficassem sem trabalho por determinado período (como por exemplo durante o pós-parto ou nas licenças médicas) estariam, no período, sem a Previdência.

"O Chile implantou este modelo e agora está modificando", exemplificou Juracy. Para ele, os chilenos descobriram um dos efeitos da previdência privatizada: ficou pior para as pessoas desamparadas. Ou seja, para as camadas mais pobres da população e que os governos  centrais tem a obrigação constitucional de dar proteção e segurança.

Ele cita ainda a intenção do governo de substituir, a longo prazo, o atual regime previdenciário pela capitalização, induzindo as pessoas que entrarem no mercado de trabalho a optarem pelo novo regime com a oferta de empregos que disponibilizarão apenas essa modalidade previdenciária.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

A dívida consolidada do Estado aumentou 17% no primeiro bimestre de 2024, em relação à dívida do ano anterior. Os dados são da Sec...

Se depender das pesquisas listadas pelo portal Poder360 (publicadas ontem), a deputada Janad Valcari teria no primeiro turno 16 pontos percentuais a mais que o segundo col...

Os deputados estaduais não ficaram só na aprovação da reeleição de Amélio Cayres e antecipação da ele...