A TV Norte SBT Tocantins proporcionou na noite de ontem uma grande contribuição ao processo eleitoral na Capital.
A audiência do debate com os candidatos a prefeitura de Palmas e a festa da militância de ambos nas proximidades da sede da empresa foi algo que há muito não se via na Capital
Lembrou a disputa MST (Movimento de Salvação do Tocantins) e a UT (União do Tocantins) do início do Estado entre PMDB e PDC / MDB e Arena.
E tanto Eduardo Siqueira quanto Janad Valcari cumprindo papéis estratégicos de acordo com cada posição (pesquisas de intenção de voto) na disputa: Janad indo para cima e Eduardo mais recolhido.
Janad e Eduardo não fizeram mais que repetir acusações de parte a parte já conhecidas do público.
A forma como as trataram no debate deu ao público, entretanto, a impressão de que o “culpado” era um deles (Eduardo) quando ambos não tem qualquer condenação.
E ai Janad, com a atuação paz e amor (mas leoa quando quer, como disse) pode ter levado a melhor na sua intenção de retirar votos de Eduardo.
E ainda fez uso inteligente de determinadas situações que lhe pregou o oponente que favoreceram uma espécie de "humanização" da candidatada.
Noutras, deu-se a impressão de que Eduardo criticava a administração de Cínthia Ribeiro.
Obviamente que o candidato do Podemos tem a seu favor que o desempenho, com a estratégia menos agressiva, seria destinado a reduzir perdas que um debate, com este perfil, poderia levar-lhe caso mordesse a isca do PL. Mas não fez de forma mais producente.
Fato é que soou ao público que Janad estivesse melhor preparada que Eduardo para o debate. Aparece, na TV, maior que o candidato do Podemos. E o candidato do Podemos tivesse confiado na sua expertise política.
Conclusão por óbvio que não significaria melhor preparo de Janad para administrar a cidade do que Eduardo que já foi deputado estadual, federal, prefeito, secretário e Senador da República.
Caso contrário, grandes atores seriam os melhores candidatos a presidir um país ou governar um Estado.