O Governo do Tocantins iniciou, nesta segunda-feira, 27, um programa integrado que reúne um conjunto de ações voltadas ao atendimento das famílias afetadas pelo desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek, em Aguiarnópolis.
Coordenada pela Secretaria de Estado da Governadoria (Segov), a iniciativa é uma determinação do governador Laurez Moreira e tem como objetivo mitigar os impactos sociais e econômicos decorrentes do incidente, assegurando o acesso a serviços essenciais e fomentando a retomada das atividades produtivas na região.
Como parte das medidas de apoio, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Fomento, disponibilizou um aporte de R$ 1 milhão em linhas de crédito destinadas a fortalecer os empreendedores locais e acelerar o processo de recuperação econômica do município.
A cerimônia de abertura foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Aguiarnópolis. Ao longo dos dois dias de programação, serão promovidas orientações técnicas, oferta de serviços públicos, palestras, atendimentos sociais e acesso a linhas de crédito.
As ações do programa têm como público prioritário as famílias rurais e empreendedores locais, especialmente aqueles que dependem da agricultura familiar e do comércio regional, segmentos mais afetados pelos impactos da queda da ponte, ocorrida em dezembro de 2024, quando foi interrompido o principal elo de ligação entre Aguiarnópolis/TO e Estreito/MA.
Representando o governador Laurez Moreira, o secretário Executivo da Governadoria, Homero Barreto Júnior, destacou a importância da ação para a população de Aguiarnópolis. "O Estado está presente aqui, em Aguiarnópolis, com todas as secretarias para essa ação que vai trazer bons resultados. Estamos convictos que essas ações vão permitir a organização da sociedade local para voltar à normalidade depois dos transtornos sociais e econômicos causados com a queda da ponte JK, que impactou toda a região ", assegurou.
Na ocasião, o presidente da Agência de Fomento, Portílio Prado, destacou que as linhas de crédito são importantes para promover a retomada do crescimento da economia local. "Esse aporte de recursos colocado à disposição dos empreendedores locais certamente vai impulsionar a economia do município. Acreditamos que com esses recursos, aliados ao restabelecimento da conexão com a cidade de Estreito, vão dar as condições para a retomada do crescimento econômico", frisou ao citar as linhas de crédito disponíveis e as facilidades para concessão dos benefícios.
Ao agradecer o Governo do Tocantins pela iniciativa, o prefeito de Aguiarnópolis, Wanderly dos Santos Leite, ressaltou que as ações são vitais para ajudar a restabelecer o crescimento da economia. "Essa ação integrada do Governo, com a presença de todas as secretarias para atender nossos produtores rurais, microempreendedores individuais e a comunidade de Aguiarnópolis é essencial nesse momento de reestruturação econômica. São dois dias muito importantes para a gente", pontuou o gestor. (da Secom estadual)













