O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou nesta quinta-feira, 25, de uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em Brasília/DF, para tratar dos interesses estratégicos do Tocantins nas áreas de energia e mineração. A reunião reforçou a parceria entre o Governo do Tocantins e o Ministério de Minas e Energia, com foco no planejamento para os próximos quatro anos, atraindo investimentos e fortalecendo setores estratégicos para a economia estadual e nacional.

Durante a reunião, foram apresentados os mapas geológicos já existentes, na escala de 1:500 mil, bem como foi discutida a necessidade de avançar para o detalhamento de 1:100 mil, em convênio com o Serviço Geológico Brasileiro. O levantamento mais preciso permitirá identificar com clareza o potencial das jazidas de potássio, calcário, terras raras e outras riquezas minerais presentes no estado.

O Tocantins possui áreas ricas em potássio e calcário, que formam Nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), um adubo mineral que reúne esses três elementos em diferentes proporções, dependendo da necessidade do solo e da cultura, além de jazidas de terras raras e grande potencial para pesquisas que podem atender parte significativa da demanda nacional, diminuindo a dependência de importações.

Laurez Moreira ressaltou as oportunidades estratégicas do Tocantins para impulsionar o desenvolvimento econômico. “O Tocantins tem um grande potencial na produção de energia e na área de mineração. Estamos ao lado do ministro Alexandre Silveira para priorizar a produção de energia e cuidar da mineração, pois temos tudo para que o estado seja o 5º maior produtor de minerais do país”, afirmou o governador.

O ministro Alexandre Silveira destacou o compromisso do governo federal com o desenvolvimento do setor mineral e energético do Tocantins. “Vamos planejar os próximos anos desse robusto potencial que o Tocantins tem na mineração, inclusive para a segurança alimentar do Brasil, com reservas de potássio e fosfato. No setor elétrico, o Tocantins também se destaca com grande potencial hídrico e para o agronegócio, que é a vocação do Estado. Com o apoio do presidente Lula, tenho convicção de que continuaremos desenvolvendo o Tocantins, tornando-o mais próspero, justo, inclusivo e preparado para o futuro”, informou o ministro.

Também participaram da reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o senador Irajá; o secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Juarez Moreira; o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Carlos Humberto Lima; e o deputado federal Tiago Dimas. (da Secom estadual)

Deixe seu comentário:

Estado

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) tem a missão constitucional de assegurar a boa aplicação dos recursos públicos, cumprindo seu papel fis...

Em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Palmas na manhã desta quinta-feira, 25, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da...

  O Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) deu início a uma auditoria operacional para avaliar como está sendo feito o fornecimento de alimentaç&atil...