Sábado, 24 de Out de 2026

Governador Wanderlei Barbosa ressalta pioneirismo do Estado na comercialização internacional de créditos de carbono

08/08/2023 534 visualizações

O governador Wanderlei Barbosa participou nesta segunda- feira, 7, em Belém-PA,  do encontro intitulado Diálogos de alto nível entre o Bid e os governadores amazônicos do Brasil, que teve como objetivo discutir o Programa Regional da Amazônia do Banco Nacional Interamericano (BID), de forma a avaliar ferramentas para mobilizar financiamentos a projetos na Região Amazônica.

O encontro com a coordenação do presidente do BID, Ilan Goldfajn; e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ressaltou a importância da articulação de projetos na região para potencializar os resultados dos investimentos.

O evento reuniu governadores e representantes de oito estados pertencentes à Amazônia Legal, sendo eles: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins.

Na ocasião, o presidente do BID anunciou um aporte de  R$ 4,5 bi, fruto de uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que estará à disposição dos estados para ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O governador Wanderlei  Barbosa ressaltou a importância de instituições como o BID para que os estados possam planejar ações de forma sustentável e com responsabilidade." Precisamos investir no crescimento do nosso Estado em especial do nosso agronegócio em consonância com a preservação ambiental", afirmou o Governador.

O Chefe do Executivo enfatizou que o Tocantins foi o primeiro Estado do Brasil a negociar créditos de carbono no mercado internacional. "Essa é uma iniciativa inovadora que só foi possível graças ao compromisso do Tocantins com a preservação do meio ambiente, representada por todo um conjunto de políticas públicas de Estado e um ordenamento legal que não começaram agora”, explicou o governador Wanderlei Barbosa.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, falou da proximidade da Copa 30, que será realizada em 2025, em Belém, e da importância de políticas públicas de financiamento em prol da Amazônia.

Na ocasião, foi assinado um Termo de Cooperação entre o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, o BID e o Ministério do Planejamento e Orçamento.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Mais em Estado