O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou nesta terça-feira, 7, a Ordem de Serviço para a construção da Oficina Ortopédica, que será implantada no Centro Estadual de Reabilitação (CER III), em Palmas. A iniciativa tem como objetivo oferecer um espaço equipado para a produção e adaptação de dispositivos ortopédicos sob medida.
No local, os atendimentos serão realizados por profissionais especializados, como ortesistas, protesistas e técnicos em ortopedia. A estrutura permitirá avaliações individualizadas e a confecção de equipamentos personalizados, de acordo com as necessidades de cada paciente.
O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da iniciativa para o atendimento à população. “Estamos com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, com a nossa superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Rosa Helena, e com o deputado estadual Léo Barbosa, tratando de uma pauta muito importante para o nosso estado. Estamos assinando a Ordem de Serviço para a construção da oficina que vai produzir próteses para pessoas que perderam membros do corpo. Essas próteses passarão a ser produzidas aqui no Tocantins”, enfatizou.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, ressaltou o compromisso do Governo do Tocantins com a pauta. “É o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Saúde, trabalhando em uma pauta tão importante que é a atenção à pessoa com deficiência. Já avançamos muito e ainda temos muito a evoluir para melhor atender nossa sociedade”, reforçou.
A superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), Rosa Helena Ambrósio de Carvalho, explicou os benefícios da nova estrutura. “A Oficina Ortopédica vem para reduzir o tempo de espera das famílias por órteses, próteses e cadeiras de rodas. Ela também permitirá a adaptação de materiais, adaptando cadeiras, especialmente para crianças em fase de crescimento, que frequentemente necessitam de ajustes para melhor utilização no dia a dia e no ambiente escolar. Hoje, muitos desses serviços dependem de fornecedores externos, o que dificulta ajustes. Com a oficina, teremos mais agilidade, qualidade e um atendimento mais completo”, completou.
Estrutura e atendimento
Situado na Quadra 203 Sul, em Palmas, o CER III conta com equipe multiprofissional e é uma instituição voltada ao atendimento e à reabilitação de pessoas com deficiência, com foco na promoção da inclusão e da autonomia. A implantação da Oficina Ortopédica representa um avanço na ampliação e qualificação dos serviços oferecidos.
Com a presença de profissionais especializados, a Oficina Ortopédica permitirá a realização de reparos, ajustes e manutenção dos dispositivos já existentes, garantindo a durabilidade e o bom funcionamento ao longo do tempo.
A implantação da unidade deve ampliar a capacidade de atendimento, fortalecer a rede de cuidados à pessoa com deficiência e promover mais qualidade de vida, inclusão social e autonomia aos usuários do sistema de saúde no Tocantins.
Governador Wanderlei Barbosa autoriza construção de Oficina Ortopédica no Centro Estadual de Reabilitação de Palmas
08/04/2026
26 visualizações


