O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado, 29, da inauguração da primeira creche pública de Luzimangues, distrito de Porto Nacional. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Duerita Pereira de Carvalho, localizado no Loteamento Porto Seguro, representa um importante avanço para a comunidade, ao oferecer uma estrutura moderna e equipada para atender crianças de 1 a 5 anos.
Durante a solenidade, o governador destacou o compromisso do Estado com a educação. “Queremos dar a oportunidade para que todos possam vencer na vida. O poder público tem o dever de melhorar a vida das pessoas e de oferecer oportunidades a todos. Fico feliz quando vejo uma inauguração como esta. No nosso governo, é prioridade cuidar bem da educação”, salientou Laurez Moreira.
A creche possui 1.324,27 m² de área construída e capacidade para atender até 376 crianças em dois turnos, ou 188 em período integral. O investimento total ultrapassa R$ 4 milhões.
Presente na cerimônia, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, destacou o impacto da obra para o distrito. “Vivemos em um distrito em franco crescimento e hoje [sábado, 29] temos a grata oportunidade de entregar a primeira creche aos moradores de Luzimangues, com a presença do governador Laurez Moreira. Para mim, é uma alegria. Ele conhece este distrito e é um homem com um legado exemplar para nós”, ressaltou o gestor.
A diretora da unidade, Walkiria Messias Fernandes de França, também celebrou o momento. “É a primeira creche do distrito de Luzimangues. Um grande marco para a população. Já era aguardada há muito tempo e vai atender a primeira infância. É um marco porque as mães precisam deixar seus filhos na creche para poderem trabalhar. A comunidade esperava muito por essa entrega”, enfatizou.
Infraestrutura
O CMEI Duerita Pereira de Carvalho conta com 10 salas de atividades infantis, berçário com salas específicas, fraldários, solário e sala de amamentação, além de lactário completo, cozinha industrial e refeitório. A estrutura inclui ainda pátio coberto, playground, sala multiuso, espaços pedagógicos amplos e acessíveis, sanitários adaptados para crianças e pessoas com deficiência, lavanderia, almoxarifado e áreas de apoio.
A moradora Aline Melquides de Sousa, que pretende matricular o filho de um ano no CMEI, reforçou a satisfação da comunidade. “Para nós é um privilégio. Moro aqui há 13 anos e essa creche sempre foi um sonho. Nunca tivemos uma creche no distrito. Esta é a primeira, e meu filho vai estudar aqui. Estou muito feliz”, ressaltou.













