O governador do Tocantins, Laurez Moreira, nomeou Elvio Quirino Pereira como presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt). O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa segunda-feira, 13.
Engenheiro agrônomo, pesquisador e professor universitário, Elvio Quirino Pereira possui 34 anos de experiência, especializado nas áreas de sociologia, desenvolvimento rural, meio ambiente e sustentabilidade. Possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em sociologia.
Entre suas principais experiências profissionais, destaca-se como líder da equipe de implantação da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), no período de 2008 a 2012, e como consultor do Governo do Tocantins, de 1999 a 2000.
Também foi secretário de Planejamento do município de Palmas de 2005 a 2008, período em que liderou a implementação do sistema municipal de gestão e planejamento. Em 2007, elaborou o Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Palmas e implementou o Conselho de Desenvolvimento Econômico para a Prefeitura de Palmas.
Na área acadêmica, foi coordenador do curso de especialização em Formação de Agentes Locais de Inovação, desenvolvido entre 2002 e 2003, em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Tocantins), com foco em inovação para micro e pequenas empresas.
Na área de gestão pública, exerceu os cargos de diretor do Centro de Educação Tecnológica da Unitins, câmpus Paraíso; chefe de gabinete da Unitins, entre 1999 e 2001; assessor de Assuntos Estratégicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre 2016 e 2020, e presidente da Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFT, responsável pela implantação dos processos seletivos da universidade e pela realização de diversos concursos públicos para órgãos estaduais e municipais.
Autor de mais de 30 trabalhos acadêmicos, livros e artigos, Elvio Quirino tem trajetória voltada à pesquisa e à docência nas áreas de sociologia rural, desenvolvimento territorial, agricultura familiar, inovação tecnológica e empreendedorismo.