Há proposições e demonstrações que testam o grau de cognição daqueles a que se destinam.

O PL ontem conseguiu impulsão na informação de que o partido teria dado um “xeque-mate” na base da prefeita Cínthia Ribeiro. E agora seria a maior bancada.

Fez um contorcionismo para ligar prefeita, Câmara, candidatura e eleição de vereadores. Um “mundé”, um giro que vira um girau que junta, implicitamente, na campanha PSDB, Podemos e PDT, quando os tucanos estão enquadrados numa Federação com o Cidadania. Mas que pega desavisados.

Teriam filiado ao PL dois vereadores. Um do Podemos e outro do PDT. Até ontem não havia nenhum parlamentar do partido. São 3 anos e meio de legislatura e o zero parlamentar se manteve na Capital.

O Podemos é comandado no Estado, como se sabe, pelo suplente de deputado federal, Tiago Dimas e o PDT pelo vice-governador Laurez Moreira.

Como é público, o PL teria saído de zero a dois vereadores com a divulgação de dois novos filiados ontem. Não elegeu um vereador sequer em 2020. O PSDB (de Cínthia) fez cinco naquela eleição. E maninha até ontem os cinco parlamentares.

A informação do PL assemelha-se a um ilusionismo. A tese subliminar que se transforma de acessória em principal é que Janad teria atingido Cínthia.

Um equívoco estratégico. Cínthia não é candidata e o que fala por ela é sua obra na cidade. E o seu partido mantém quatro vereadores na Câmara (já contabilizando a saída de Juscelino que nunca votou com a prefeita).

É possível deduzir que a saída dos vereadores (por suas próprias explicações) tenha se dado por questão meramente matemática.

O PSDB (de Cínthia) forma Federação com o Cidadania (que em 2020 não existia). As 24 vagas de candidatos a vereador (número de vagas – 23- mais um por partido) serão divididas proporcionalmente pelas duas legendas que são consideradas apenas um partido pela lei da Federação Partidária.

E o PL segue sozinho, não fez Federação. No que aumenta as possibilidades, atenção, de ser candidato e não de ser eleito.

Significa que o PL tem mais dificuldade para fazer uma chapa proporcional do que o PSDB de Cínthia. Cite aí um candidato que se pode dizer eleito antecipadamente pelo PL. Não havia. Agora haveria três: dois migrados do Podemos e do PDT e um que já não era mais da base de Cinthia, apesar da filiação.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

Recheados de símbolos e intenções transversais os discursos do senador Eduardo Gomes e do governador Wanderlei Barbosa no sábado, a tomar as dec...

A jornalista e pré-candidata a prefeita, Roberta Tum (PCdoB) fez ontem uma resenha dos últimos dias. Assino embaixo. Só faço uma anota&cced...

A pregoeira da Superintendência de Compras e Licitação da Secretaria da Fazenda publicou ontem a empresa ganhadora da Ata de Registros de Preços 083...