Nesta terça-feira, 03, Corpo de Bombeiros Militar e Energisa deram um passo importante como parceiros do Comitê Estadual do Fogo, rumo ao trabalho de prevenção e combate às queimadas. Por iniciativa da concessionária de energia, seis camionetes foram colocadas à disposição da corporação para uso nos meses de agosto, setembro e outubro, o período mais crítico das queimadas no Estado.

Na sede do Quartel do Comando Geral do CBMTO, no final da manhã, a parceria foi formalizada por meio de assinatura, em que R$ 100 mil representam a quantia disponibilizada para a locação. “É uma parceria extremamente importe”, afirmou o coronel Reginaldo Leandro da Silva, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar e coordenador estadual da Defesa Civil.

“A parceria chega numa boa hora em que começam as grandes demandas de controle e combate às queimadas e incêndios florestais. E nesse momento, precisamos unir forças para garantir a integridade do nosso bioma. Então todo reforço é bem-vindo”, completou.

A Energisa faz parte, como membro convidado, do Comitê Estadual do fogo desde 2018, que reúne mais de 30 parceiros atuando contra as queimadas sob coordenação da Defesa Civil Estadual. A concessionária já doou vários equipamentos para uso dos bombeiros militares, a exemplo de drones, sopradores e bombas costais.

Com as camionetes, o Corpo de Bombeiros Militar vai poder fazer a logística das brigadas de combate a incêndio florestais formadas por meio de seleção pública, e que vão atender as regiões do Tocantins, de acordo com a situação e necessidade de cada uma. “A gente tem ciclos de queimadas. Este ano tivemos um acréscimo no surgimento dos focos de calor e chamamos a atenção para que a população não use do fogo para qualquer tipo de limpeza”, ressaltou.

O diretor de Relações Institucionais de Energisa, Alan Kardec, afirmou que “a concessionária também é vítima das queimadas ilegais e essa parceria é o lado social da empresa”. “É fantástico participar dessa parceria e esse é o motivo pelo qual a gente está aqui”, disse.

“É uma forma de ser útil e fazer com que os recursos que se tem à disposição do Comitê do Fogo sejam maximizados”, completou Alan.

Os veículos vão ficar à disposição das unidades regionais do CBMTO, e uma vai para Mateiros, numa das áreas mais importantes do Parque Estadual do Jalapão. “Esse veículo é decisivo nos combates aos incêndios florestais, para chegar rápido ao sinistro. Esse trabalho é muito dinâmico e a gente poderá remanejar equipes de um Quartel e enviar para outro, desde que haja demandas. Vai depender do cenário do momento”, relatou o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual.

A secretária de estado de Meio Ambiente Recursos Hídricos (Semarh), Miyuki Hiashida, participou do ato e afirmou estar preocupada com as previsões para este. “Este ano, a previsão é de que as queimadas sejam maiores que ano passado e, por isso, pela baixa quantidade de chuva e grande quantidade de massa seca para queimar, a nossa grande preocupação. Mas em compensação, o trabalho de união entre os parceiros do Comitê do Fogo tem sido diferenciado”, destacou Miyuki.

Por meio de recursos repassados pelo Governo do Tocantins, via Semarh, o CBMTO selecionou 80 brigadistas que vão atuar nas 08 unidades da corporação. O grupo já participou do curso de formação e atua nas localidades sob coordenação dos militares no combate ao fogo.

Deixe seu comentário:

Estado

As provas objetivas para o Concurso do Quadro da Saúde da Prefeitura de Palmas serão realizadas neste domingo, 28, em 14 locais de Palmas. Pela manhã, ser...

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou nesta quarta-feira, 24, durante visita ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) de Araguaína, uma imp...

O presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, confirmou a vinda do casal Jair Bolsonaro e sua esposa, Michelle Bolsonaro, ao Tocantins nos próximos dias 17 e 18 mai...