Deputados e senadores do Estado não ligaram a mínima e as redes sociais cuidaram de criticar a senadora Kátia Abreu por posicionar-se contra o edital de concessão de uso da Ferrovia Norte-Sul de Porto Nacional a Estrela D´Oeste (São Paulo): 1.500 km de ferrovia.
A concessão foi entregue à Rumo por R$ 2,7 bilhões para exploração por 30 anos!! O lance mínimo do edital era de R$ 1,35 bilhão.
E qual é o busílis: pelo edital (e aí a briga de Kátia) a população e os produtores só poderão transportar seus produtos pela ferrovia por cinco dos 30 anos.
Significa que, daqui a cinco anos, só o farão se a Rumo aceitar. Vejam bem!!! Uma concessão pública!!! No edital, o tal direito de uso (o direito de passagem) só vale por cinco anos!!!
Fazendo uso de uma metáfora, é como se uma empresa ganhasse uma concorrência de concessão de transporte coletivo urbano e tivesse a prerrogativa de escolher o usuário, o cidadão que vai andar nos seus ônibus!!! Um serviço público!!!
E ninguém (exceção à Kátia Abreu), governador, deputado, senador ou produtor levantou um dedo para fazer o governo federal mudar o edital que entrega uma concessão pública de logística a uma empresa, dando-lhe a prerrogativa de escolher o que vai transportar!!!
Uma ferrovia que custou aos cofres públicos (de Porto a Estrela D’Oeste) a estupenda cifra de R$ 9 bilhões!!!! Pagos com impostos de contribuintes que, daqui a cinco anos, podem ser impedidos de utilizá-la sem o consentimento da empresa!!! É o que lhes concede o edital!!!
E o governo preocupado em transferir delegados de polícia!!