O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), coronel Peterson Queiroz de Ornelas, e da representante da Diretoria do Fundo Nacional de Segurança Pública, Talita de Oliveira Lira, inaugurou nesta quinta-feira, 15, o Centro de Treinamento e Reabilitação Funcional do Tocantins Moisés Nogueira Avelino. O espaço, localizado em Palmas, é destinado ao fortalecimento da capacidade física, da resistência e da saúde funcional dos bombeiros militares.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa destacou que a nova estrutura irá proporcionar melhores condições de treinamento e contribuir para a valorização dos Bombeiros. “Este é um ambiente muito importante para a reabilitação, a saúde e a qualificação dos militares. Nós sabemos do trabalho intenso realizado pelo Corpo de Bombeiros, uma das instituições de maior brilhantismo do país, que merece um ambiente adequado para treinamento e qualificação. O centro recebeu o nome do ex-governador Moisés Avelino como uma homenagem merecida pelo reconhecimento histórico para o Tocantins, foi um governante que deixou uma história belíssima e a quem deixamos registrada a gratidão do estado”, ressaltou o chefe do Executivo.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, enfatizou os benefícios da nova estrutura para a preparação física e mental dos militares. “Para nós, é uma honra contar com esse espaço e prestar essa homenagem ao ex-governador Moisés Avelino, que criou o Corpo de Bombeiros em 14 de dezembro de 1992. Agora, nós bombeiros e os policiais civis e militares, que também poderão utilizar, passamos a contar com um centro de treinamento moderno e funcional, com áreas destinadas ao treinamento, à avaliação e ao fortalecimento físico. Essa estrutura possibilita o aprimoramento da preparação física e mental, contribuindo para a qualificação e o desempenho das atividades essenciais para o atendimento à sociedade”, afirmou o comandante-geral.
Centro de Reabilitação
Com investimento de R$ 822,9 mil, oriundos do Governo do Tocantins e do Fundo de Segurança Pública (Fusp), o Centro de Treinamento e Reabilitação Funcional do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins fica situado na Quadra 403 Sul, Avenida NS 1, em Palmas, e possui área total de 391,43 m², sendo 300 m² no térreo e 91,43 m² no mezanino. O espaço é distribuído em área de treinamento, sala de avaliação, vestiários e banheiro adaptado para pessoas com deficiência (PcD).
Talita de Oliveira Lira, representante da diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli, salientou a importância do investimento para o trabalho efetivo da corporação. “O Tocantins tem sido exemplo na transformação de recurso público federal em política pública concreta. O centro de treinamento e reabilitação é um exemplo disso e irá contribuir para o reforço da capacidade física, operacional e de reabilitação dos profissionais, o que para nós é motivo de grande orgulho. Parabenizamos a corporação e desejamos que todos possam desfrutar dessa obra primordial”, pontuou Talita.
A instalação é construída em concreto armado, com cobertura em estrutura metálica, telhas termoacústicas, piso em granito e granitina, divisórias em granito, esquadrias em vidro temperado, além de guarda-corpos e corrimãos em vidro de segurança laminado com estrutura em aço inox.
Com infraestrutura moderna, o centro local contribui para a manutenção da prontidão operacional da corporação, assegurando melhores condições físicas para o desempenho eficiente das atividades e o atendimento às demandas da população. A entrega da unidade reflete o compromisso do Governo do Tocantins com a saúde, a segurança e a valorização dos profissionais, valorizando o serviço prestado à sociedade tocantinense.
Bombeiros comemoram
O tenente João Paulo Tavares Costa foi um dos primeiros a utilizar a nova estrutura para treinamento físico. “É muito bom, porque fica ao lado do serviço e conseguimos sair do expediente e vir direto. Agora, podemos realizar todas as atividades no mesmo espaço. No dia a dia, utilizamos bastante o preparo físico em ações como combate a incêndios, salvamento e mergulho, então é essencial. Treinar em conjunto contribui diretamente para a qualidade do nosso serviço, além de fortalecer a preparação para o TAF [Teste de Aptidão Física]”, afirmou o bombeiro militar.
A tenente Christiane Ramalho Cavalcante, bombeira militar há 19 anos, destacou que o ambiente representa uma conquista importante. “Teremos melhores condições para a manutenção do preparo físico e a prevenção de lesões, já que nossa atividade é braçal e exige muito no dia a dia. Agora, temos os meios e as condições ideais para esse preparo, o que impacta diretamente a nossa rotina”, comentou a tenente.


