A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Secex/ME) está finalizando os preparativos para a realização de um painel no Public Forum 2019 da Organização Mundial do Comércio (OMC), no mês de outubro, em Genebra, na Suíça. O painel "Lutando no mundo digital: como as startups estão mudando o cenário dos serviços na América Latina" vai apresentar e discutir as soluções inovadoras que essas empresas estão criando, no setor de serviços, para resolver os principais problemas de desenvolvimento enfrentados por suas economias domésticas.
"Nossa proposta é discutir a relevância do setor de serviços para as economias latino-americanas, os desafios enfrentados pelas empresas do setor para alcançarem o mercado externo e como a política comercial pode ajudar empresas a colher os benefícios da integração de mercado", explica o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, que será moderador do painel de especialistas promovido pela Secex.
Ele cita, como exemplo, a atividade das fintechs, que estão fornecendo serviços novos e tradicionais para grupos que antes tinham pouco acesso a serviços financeiros, e das agritechs, que oferecem alternativas aos métodos tradicionais de cultivo, aumentando a produtividade e a lucratividade nas indústrias agrícolas.
No entanto, apesar de reconhecidas como histórias de sucesso nacional, há um desafio real para que essas empresas atinjam o mercado externo e aumentem de escala. Diante disso, a Secex vai discutir na OMC o crescimento das startups em países da América Latina e o papel do comércio internacional, das políticas domésticas e comerciais, para garantir que elas atinjam escala regional ou global.


