Ao celebrar os 33 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), o governador Wanderlei Barbosa destacou, nesta sexta-feira, 12, a evolução da corporação e a nova trajetória profissional dos 41 militares formados pelo Curso de Habilitação de Oficiais da Administração (Choa 2025). A solenidade, realizada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, reuniu autoridades civis e militares, formandos, familiares e a comunidade.

Acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero e do comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, o governador ressaltou o compromisso do Governo do Tocantins com o fortalecimento das forças de segurança e a valorização dos profissionais. “Nós sabemos que a carreira militar segue uma regularidade. Ela tem regimento, ela tem tempo para acontecer. Então, eu parabenizo cada um de vocês que esperaram. E no momento certo, vocês estão sendo promovidos. Nós agradecemos pelo crescimento que os senhores têm nas suas atividades. Estamos sempre à disposição para conversar e discutir com vocês e as demais categorias do nosso estado, para que a gente faça com que o nosso servidor seja cada vez mais valorizado”, salientou. 

O comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, celebrou o marco histórico da corporação e a formação da nova turma. “É com grande satisfação que celebramos hoje [sexta-feira, 12] os 33 anos do Corpo de Bombeiros do Tocantins e a formatura de 41 novos oficiais da administração. O CBMTO foi criado em 14 de dezembro de 1992 e, de lá para cá, já evoluímos muito. Temos sede em nove municípios estratégicos e atendimento técnico em todo o estado. Estamos crescendo muito tecnicamente e, com apoio do governador Wanderlei Barbosa, crescemos mais ainda na busca da excelência no atendimento à população tocantinense”, pontuou.

Sobre o curso

O Curso de Habilitação de Oficiais da Administração foi realizado na modalidade semipresencial, com carga horária total de 746 horas, entre 23 de junho e 12 de dezembro de 2025. Os 41 militares matriculados concluíram o curso com êxito.

O orador da turma, segundo-tenente Paulo Henrique Silvestre Oliveira Santos, enfatizou a responsabilidade assumida pelos novos oficiais. “Somos, a partir deste momento, oficiais da administração, gestores, líderes e agentes públicos. Nossa missão é tornar a corporação mais eficiente, mais moderna e mais humana. E, para isso, levaremos conosco a lembrança deste grupo extraordinário, uma turma forte, unida, resiliente e que nunca desistiu”, ressaltou. 

O formando Manoel Pereira da Silva reforçou o significado da nova etapa. “É um momento ímpar em que a gente tem ascensão na carreira, entrando agora em uma nova fase, a carreira de oficial da administração, uma vez que já temos trajetória como praça. Passamos agora a uma nova carreira, dedicados exclusivamente à instituição, de forma a somar e fazer com que ela cresça ainda mais para o bem da comunidade tocantinense”, expressou. 

O formando Edilciney Lopes Pereira também comemorou a conquista. “Neste dia tão sublime, nós, com mais 40 tenentes do Corpo de Bombeiros Militar, estamos celebrando a nossa formatura. Este momento é de coroação da carreira de militares que começaram como soldados, praças e, agora, mudam de quadro, passando a ser oficiais da nossa corporação. Estamos felizes e dispostos a cooperar para que a corporação cresça a cada dia e atenda a sociedade da melhor maneira possível”, finalizou.

O evento contou ainda com o desfile da tropa representativa do CBMTO e com o tradicional banho dos novos oficiais, conhecido como o batismo do Corpo de Bombeiros Militar.

Deixe seu comentário:

Estado

A Justiça Federal no Tocantins, aproveitando o período do recesso forense, realizará, entre os dias 26 de dezembro de 2025 e 6 de janeiro de 2026, uma imp...

O prefeito Eduardo Siqueira Campos entregou nesta sexta-feira, 12, a reforma completa da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Bárbara, na região sul...

Com um total de 15.174 procedimentos cirúrgicos realizados de janeiro a 12 de dezembro, o Governo do Tocantins superou a meta de cirurgias eletivas para 2025, ult...