O deputado Antônio Andrade tenta sensibilizar o governo federal a devolver à população de Porto Nacional o aeroporto que tinha até a criação do Estado.Esteve na quarta com o Ministro de Portos e Aeroportos fazendo gestões sobre o assunto.

A questão é relevante, tanto do ponto de vista econômico como histórico. Com efeito, Siqueira Campos, não só conseguiu transferir a homologação para Palmas como também o próprio nome do aeródromo: Lysias Rodrigues.

Lysias, como a história registra, construiu o aeroporto de Porto Nacional na década de 40. Hospedava-se ali no convento das freira dominicanas. Lysias é considerado o pai da integração da aviação brasileira.

Daí o nome de Lysias no aeroporto portuense (cinco décadas antes da criação do Estado e de Palmas) fundamental na integração da Amazônia, com bases militares da FAB e do Exército. 

A pista de 1.700 m (asfaltada/asfalto usinado mesmo antes da criação do Estado) recebia três vôos diários da FAB, Varig e Vasp (E depois vôos da BR, TAM, Gol e  Passaredo), hoje foi deixada obsoleta pela geo-política da criação do Estado. Tudo transferido para a Capital, uma pista de 2.500m.

O deputado Antonio Andrade (cujo pai, Antônio Poincaré de Andrade,foi prefeito da cidade) busca resgatar a importância, não só do aeroporto, mas da cidade, sua logística e história. Porto é hoje a terceira maior economia do Estado (pelo PIB).

Só perde para Palmas e Araguaína. Esta tem seu aeroporto (muito mais novo e pista de 1.800 m, só 100m a mais do que a de Porto) operando normalmente com grandes companhias.

Comparando com Porto, é notório que algo se perdeu, apesar da representatividade política do município, hoje com cinco deputados estaduais, três federais e uma senadora que iniciou suas atividades no Estado na cidade. E que quedaram-se inerte à apropriação.

Além da expropriação da história, uma perda de ativos para o próprio Estado.  Não é desconhecido que a Capital necessita urgentemente de um terminal de cargas.

Ter um aeroporto a 60km e dele não fazer uso é perda de ativos. No que empurra a inércia para o campo político que mais prejudicou do que ajudou Porto Nacional com a criação do Tocantins.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

A pregoeira da Superintendência de Compras e Licitação da Secretaria da Fazenda publicou ontem a empresa ganhadora da Ata de Registros de Preços 083...

O Legislativo com um problema de orçamento e financeiro. Publicou no Diário da Assembléia ontem o resultado de licitação de agên...

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...