O governo tem orçamento há uma semana. Pode, assim, executar o planejado da Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Plano Plurianual. A procrastinação da Lei Orçamentária deu-lhe fôlego financeiro e orçamentário. Mas é provável que a conta seja cobrada no encerramento do exercício. Do mandato do governo não pode passar. Superávits orçamentários e financeiros não significam, nas atuais circunstâncias, certeza de resultados satisfatórios em bens e serviços à população.

Nos três meses sem orçamento, o governo se virou como pôde e permite a legislação que impõe restrições de contratação de despesas proporcionais ao orçamento do exercício anterior. A diferença entre o que arrecadou e gastou de janeiro a março não é irrelevante. E isto torna de maior evidência o olhar sobre a qualidade dos gastos daqui por diante, proporcional aos prejuízos causados aos serviços públicos no voluntário represamento das despesas para demandas contínuas e aceleradas.

A estratégia do Palácio foi previamente antecipada e não há por que negar-lhes o direito de governar, ainda que fazendo uso de medidas controversas que envolvem o descumprimento da lei, como é o caso da não aprovação da LOA no prazo constitucional. Os deputados concordaram e é deles, entretanto, a responsabilidade. Na questão legal, o governo está coberto: mandou a LOA no prazo determinado e pronto.

Agora tem um saldo de balanço para gastar. Financeiro e orçamento de mais e meses de menos. E é aí que mora o perigo que requer da administração maior grau de prudência  e parcimônia para não gastar o sal da janta com projetos que não valeriam o custo do desgaste no período, tanto da população como do próprio grupo político, detentor circunstancial do poder mas, como todo governo, disposto, legitimamente, a manter-se no pod

 

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