Combate à desinformação. Esse foi o mote da primeira noite da Arena Fesp 2021, evento da Prefeitura de Palmas, realizado pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), em parceria com a Secretaria da Saúde (Semus), que trouxe o tema ‘Desafios da Rede de Atenção à Saúde’, realizada este ano em formato híbrido, presencial no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira e on-line pelo canal da Fesp no YouTube, a partir das 19 horas.

“Este ano, o tema levou em consideração a situação dos desafios enfrentados durante a pandemia que ainda não acabou. Vamos discutir o que nos espera, pois estamos vendo uma nova variante e teremos três dias para debater a saúde pública, para unir forças pensando em combater esta doença e salvar vidas. Nos comprometemos em capacitar os profissionais de saúde para que saiamos cada vez mais preparados para os desafios diários”, declarou a presidente da Fesp, Marttha Ramos, agradecendo as equipes envolvidas na organização do evento.

Na primeira roda de conversa da noite 'Saúde para Além da Doença', a doutora em Farmacologia Eliane Campesatto trouxe o perigo da automedicação na busca pela cura. “A automedicação pode causar outros problemas na pessoa, problemas que muitas vezes ela não tem. Nesta pandemia ficou muito evidente de que a automedicação não é adequada. Tentar ter saúde com recursos não saudáveis, com medicamentos cientificamente não comprovados para a doença, e pior, se recusando a adotar recomendações sanitárias e posteriormente à vacina, colocou diversas vidas em risco, inclusive muitas delas se foram”, enfatizou Eliane.

Ainda sobre o perigo da desinformação, durante a roda de conversa ‘O Papel da Comunicação, Informação e da Tecnologia na Melhoria da Saúde Pública’, o jornalista e apresentador de TV Thiago Rogeh ponderou: “Hoje com a chegada da tecnologia a pessoa do outro lado também produz conteúdo e esta pessoa começou a ter mais voz, mas às vezes até perde o tom. Com isso, às vezes temos outro porém, que são as fake news, muito evidenciadas nesta pandemia e que deram muito trabalho ao jornalismo tradicional que gastou muita energia em desmentir falsas notícias que é algo muito danoso para a população. Os veículos sérios têm o comprometimento de contratar jornalistas profissionais diplomados que sabem tratar a informação e levar o melhor conteúdo à população, é diferente de qualquer notícia que corre nas redes sociais. Temos uma parcela negacionista armada tecnologicamente mas estamos aqui, resistentes, tentando levar conteúdo claro e de qualidade."

A secretária de Comunicação da Prefeitura de Palmas, Ivonete Motta, reiterou que comunicação e tecnologia já eram interligadas. “Nesta pandemia essa relação ficou mais evidenciada. Não se sabia muito sobre essa doença. Quando a imprensa repetiu exaustivamente as medidas necessárias contribuiu com a questão sanitária do município, já que as pessoas acabaram assimilando essas informações e colaborou com a comunicação pública em desmentir as fake news já que somos fontes oficiais. Trabalhamos incessantemente para combater qualquer ruído e levar informação verdadeira e clara a todos. Percebo que os processos comunicacionais avançaram e continuam a avançar graças à tecnologia, mas devemos sempre lembrar que a pandemia ainda não acabou”, disse a secretária.

Neste primeiro dia participaram ainda o coordenador do Núcleo em Tecnologia em Saúde Fesp, Guilherme de Carvalho; jornalista e diretor do portal Folha Capital, Márcio Rocha; Profª. Dra. Luciana Fioroni (UFSCAR), fisioterapeuta e preceptor da Fesp Mário Freitas, enfermeiro residente em Saúde Coletiva da Fesp, Halanderlan Santana Lima.

Deixe seu comentário:

Estado

As provas objetivas para o Concurso do Quadro da Saúde da Prefeitura de Palmas serão realizadas neste domingo, 28, em 14 locais de Palmas. Pela manhã, ser...

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou nesta quarta-feira, 24, durante visita ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) de Araguaína, uma imp...

O presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, confirmou a vinda do casal Jair Bolsonaro e sua esposa, Michelle Bolsonaro, ao Tocantins nos próximos dias 17 e 18 mai...