A revelação ontem, por este blog, das conversações entre Laurez/Marconi Perillo/Cínthia Ribeiro (PSD e PSDB) fizeram emergir os elementos que as impulsionaram.
O grupo do deputado Vicentinho Jr, apurou o blog ontem, teria a garantia do presidente do PSDB, Aécio Neves (PSDB/MG) e do líder da sigla, Adolfo Viana (PSDB/BA) de filiação ao partido na próxima terça-feira em Brasília (DF). O Congresso retorna nessa segunda.
Com a filiação e a candidatura ao governo, Vicentinho assumiria o comando da legenda no Estado. Hoje ocupada pela ex-prefeita Cínthia Ribeiro.
O blog procurou ontem a ex-prefeita sobre o assunto que, apesar de ler a mensagem, não a respondeu.
Aliados de Vicentinho disseram ontem ao blog que a mexida beneficia o PSDB. E que Cínthia teria até vaga na chapa majoritária ou a possibilidade de eleger-se deputada federal.
“Não estamos querendo tirar o partido da prefeita, queremos ela junto. Ficaria difícil o deputado disputar o governo e não ter comando do partido para acertar apoios”, disse um deles ao blog, citando os casos de Laurez Moreira (PSD) e mesmo Wanderlei Barbosa (Republicanos) ou Dorinha Seabra (UB).
Eles minimizam as conversas entre PSD e PSDB com Lauarez Moreria e Marconi Perillo. Expõem as diferenças regionais intransponíveis (até pessoais) entre Marconi Perillo e Ronaldo Caiado (que deixou o UB para ser pre-candidato a presidente pelo PSD).
O PSDB já fez intervenção no Estado do Tocantins para colocar Cínthia na presidência do partido quando o então presidente, Ataídes Oliveira, disputava ser candidato e Cínthia tinha direito à reeleição.
A escolha do PSDB agora seria de igual modo pragmática. O partido (que elegeu apenas 13 deputados federais em 2022) luta para fugir do rebaixamento (cláusula de barreira). Se cair, fica sem fundo eleitoral e partidário.
O PP (de Vicentinho) teve em 2022 no Estado 89 mil e 619 votos para deputado federal. São votos garimpados pelo deputado, a maior liderança regional da legenda.
O PSDB/Cidadania apenas 20 mil e 354. E com Cínthia sendo prefeita do maior colégio eleitoral do Estado.
Dos 47 deputados federais eleitos pelo PP (de Vicentinho Jr), dois saíram do Tocantins. Nas eleições de 2024, elegeu 16 prefeitos.
São votos que, em larga medida, iriam cair no PSDB.
O PSDB de Cínthia não fez qualquer deputado federal nas eleições de 2022. Apenas um estadual.
Elegeu três prefeitos em 2016 (Centenário, Pium e Ipueiras), caiu para dois em 2020 (Palmas e Pium) e manteve dois em 2024 (Lajeado e Novo Acordo).
Não é matemática que ajudaria uma resistência.

