Devido ao excesso de cães abandonados nas ruas e em estado de maus-tratos, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) expediu recomendação nesta terça-feira, 16, aos Municípios de Goiatins, Campos Lindos e Barra do Ouro para que monitorem os animais, realizem exames para diagnóstico de leishmaniose visceral e promovam o tratamento da doença.

 

A recomendação é assinada pelo promotor de Justiça Guilherme Deleuse e tem a finalidade de garantir os direitos dos animais ao exigir que o poder público municipal cumpra suas obrigações no cuidado com os cães.

 

No documento, o promotor de Justiça solicita informações sobre repasses das verbas destinadas às Secretarias de Meio Ambiente e que sejam identificados todos os cães domésticos e abandonados das zonas urbana e rural. Solicita, também, que após o processo de identificação, sejam relacionados quantos cães farão o exame sorológico e parasitológico para detecção de leishmaniose e que, aqueles que forem diagnosticados com a doença e tiverem tutores, receberão instrução sobre o tratamento adequado. 

 

Já os cães abandonados deverão ser encaminhados pela gestão municipal para as clínicas veterinárias para serem tratados.

 

Também foi estabelecido que os Municípios devem realizar campanha de vacinação contra raiva e que apresentem os comprovantes de vacinação, para respectivo controle, ao MPTO. Além disso,  devem incluir no calendário a esterilização dos animais e aplicação de vacinação única, que engloba diversas doenças altamente transmissíveis, incluindo em cães abandonados. 

Deixe seu comentário:

Estado

O baixo volume de vencimentos fez a Dívida Pública Federal (DPF) subiu em fevereiro. Segundo números divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Tesouro Nac...

A obra de reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Taquari, Sul de Palmas, entra na reta final. E para garantir os ajustes necessários nesta gra...

Dois indivíduos, de 19 e 22 anos, foram presos em flagrante, logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 28, em Taipas do Tocantins, pelos crimes de tr&...