A juíza Ana Paula Araújo Toríbio (2ª Vara Cível/substituta) suspendeu ontem os efeitos da liminar concedida pela própria Vara que havia determinado a reintegração de posse da Praia dos Buritis a empresários que reivindicavam sua propriedade. A  magistrada ontem determinou que os barraqueiros sejam reintegrados à área.

A justificativa dada seria a incompetência da 2ª Vara Cível após a entrada da Prefeitura no feito como assistente e que foi autorizada. Assim, a ação se move para a Vara da Fazenda Pública.

O pedido havia sido feito pela Procuradoria do Município, impulsionada pelo prefeito Eduardo Siqueira após solicitação dos barraqueiros. Ele observara a importância da Praia dos Buritis onde o poder público já atuava com sua inclusão inclusive no PPA.

A liminar de reintegração aos empresários já havia sido confirmada pelo Tribunal de Justiça que terminava privatizando a Praia dos Buritis onde a Prefeitura tem investimentos públicos e a trata como área pública há cerca de 20 anos.  E a Vara Cível mandou cumprir a decisão do TJ.

Escreveu a magistrada na nova decisão:

"Considerando a admissão do Município de Palmas no presente feito como assistente, RECONHEÇO e DECLARO a incompetência deste Juízo para processar e julgar a presente ação, nos termos do art. 41, inciso II, alínea a da Lei Complementar n°10/0996. Oportunamente, destaco que, conforme preceitua o artigo 297 do Código de Processo Civil, o magistrado pode, no exercício do poder geral de cautela, modificar ou revogar medidas anteriormente concedidas, desde que presentes elementos que justifiquem tal alteração. No caso concreto, verifica-se que a decisão liminar foi proferida sem que fossem conhecidos os argumentos trazidos pela Fazenda Pública no evento 93, circunstância que pode implicar nulidade processual e comprometer a segurança jurídica."

Nada que não pudesse ter sido evitado apenas com  uma audiência de justificação.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Ponto Cartesiano

Da ação do Ministério Público estadual (divulgada ontem pelo próprio MPE) pode-se apreender que o policial penal é obrigado a cumprir 52...

O governador Wanderlei Barbosa não era investigado na Operação da PF que prendeu o sobrinho esta semana. Mas os efeitos colaterais da decis&atil...

A Secretaria do Tesouro Nacional publicou o Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais (Estados e DF) de 2024 (base de dados 2023). Deu-se na semana passada (12 de mar...