Segunda-feira, 22 de Dez de 2025

Estado do Tocantins é considerado crítico no acesso à educação de qualidade. Os dados vem a público pelo Valor Econômico nesta segunda com números do Ideb

01/04/2024 11367 visualizações

Enquanto setores do governo chafurdam para dificultar as ações da Fazenda que proporciona crescimento de receitas seguidamente, dados do Ideb revelados agora colocam o Tocantins dentre os 10 piores Estados no acesso à educação de qualidade.

Os números foram publicados nesta segunda pelo Valor Econômico, fundados em dados do Ideb.

O Tocantins recebeu a pontuação 4,6. Pior que os 5.2 de Goiás. O Estado só não é pior do que Maranhão (4.2), Amapá (4.2), Pará (4.3), Acre (4.5), Rio Grande do Norte (4.5). Perde até para o Piauí (4.8).

No Mapa, o Tocantins é considerado um Estado crítico no setor. Apesar do governo ter aplicado em educação no ano passado a soma de R$ 3.064.458.094,60 (RREO/janeiro/dezembro/2023). Ou seja,  acima da exigência constitucional.

Compartilhar

Deixe seu comentário

9 Comentário(s)

João 04/04/2024

Os profissionais mais valorizados do estado são as polícias, obviamente os menos refletem na educação

Dinair Rocha de Sousa Teles 03/04/2024

Não adianta tanto investimento senão focar em desenvolver técnicas de como despertar no aluno interesse e a responsabilidade de querer estudar e permanecer na escola duranteo ano letivo. Busca ativa foi quem detonou o ideb do estado. É lógico que aluno que não estudou durante alguns bimestres conseguisse responder uma prova como a prova Brasil, querendo ou não esse meio de trazer o aluno de volta não funcionou. E o trabalho do professor vom os demais ficou prejudicado.

Edson Mendes Alves 03/04/2024

Se o governo aplica, até acima do teto do gov federal e a coisa está ruim,então é questão de gestão. O governador pode cobrar mais eficiência da Seduc. Nosso Estado era para ser referência em educação, igual o Estado do Ceará.

Amelia Povoa concaeição Aires 03/04/2024

Não tem condução para os meninos da zona rural. Dias e Dias que as crianças não vão as escolas. Na rodovia PalmasxLageado já fazem Dias que a Van não aparece. Crianças com 11 anos que não sabem ler nem escrever.. Como aprender se não podem assistir às aulas? Cadê a Prefeitura? Cadê a Secretaria de Educação?

Odilon 02/04/2024

Aqui no Tocantins tem o PROFE, mas e só para os privilegiados.

Valdenor Alves Cirqueira 02/04/2024

Muito ruim o resultado do Tocantins

Lucia Vania Ferreira Rodrigues 02/04/2024

Não é de se esperar diferente, quando se prioriza a política ao invés da educação. Prova disso, é o tanto de aprovados no último concurso do estado que aguardam serem chamados para posse das vagas nas quais foram aprovados, enquanto teem suas vagas lotadas por contratos.

Joselice Ribeiro Gomes 02/04/2024

O estado deverá ouvir/aceitar as ideias dos educadores que vêm de outros estados, evitar as interrupções das aulas para participações excessivas em eventos, investir mais em qualidade de prédios escolares e recursos didáticos, bem como em capacitações, especializações de educadores. Também apoiar educadores quando corrigem alunos que tomam atitudes deseducadas.

Edmilson Damaceno Messias 02/04/2024

Infelizmente grande parte das famílias não acompanham a educação dos filhos, deixam tudo por conta do professor.