O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) defendeu, em discurso nesta quinta-feira, 14 de janeiro, os produtores de leite do Brasil e do Tocantins, cobrando uma solução para o fortalecimento da classe, dada a concorrência desleal que a derrubada da tarifa de importação antidumping leite em pó da União Europeia e da nova Zelândia vai provocar no país caso não revertida pelo governo federal. "O leite de lá é subsidiado e coloca em risco os milhares de produtores de leite do Brasil, que já vivem as mínguas e com uma produção altamente cara. Eu quero fazer um apelo ao governo federal para que reveja isso. Não é justa essa concorrência. No meu Tocantins são mais de 7 mil produtores que produzem 208 mil litros de leite por dia", salientou o deputado.

Tiago Dimas lembrou que os produtores tocantinenses enfrentam sérios problemas e preços baixíssimos na sua comercialização, vendendo o litro a valores que ficam abaixo de R$ 1. "O litro de leite é comercializado de 0,80 a R$ 1. É mais barato que comprar uma garrafinha d’água (de 500 ml) em qualquer supermercado e em qualquer mercearia", destacou.

O parlamentar afirmou, ainda, que a maioria dos produtores de leite precisa trabalhar todos os dias, sem feriado, acordando de madrugada. "Muitos não tem sequer condição de contratar um funcionário. A ministra da Agricultura (Tereza Cristina) e o ministro da Economia (Paulo Guedes) têm que confirmar essa reversão", ponderou, ao lembrar que a maioria dos produtores de leite são pequenos e possuem nessa atividade a grande parte da renda familiar.

Deixe seu comentário:

Estado

O governador Wanderlei Barbosa recebeu na tarde desta quinta-feira, 18, no gabinete do Palácio do Araguaia José Wilson Siqueira Campos, juntamente com o pre...

   Whatsapp Atualizado em 18/04/2024 00:00 João Rodrigues, José Demóstenes e Leila Magalhães comp...

Acontece nesta sexta-feira, 18, das 8 às 11 horas, o Dia D da Qualidade de Vida. As equipes da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) estarão presentes na Fei...